Brownies de Batata-Doce Saudáveis

A experimentar

Adoro brownies. É difícil resistir a estes quadradinhos deliciosos e cheios de chocolate. Piscam o olho com ar malandro e sempre atrevidos, dispostos a quebrar qualquer dieta e a fazer-nos pecar.

Confesso que não faço muitas vezes, mesmo por isso, para não abusar. É tão fácil cair em tentação e comer mais um. Doce. Docinho.

Uma vez por outra há que quebrar regras, sabe tão bem! E nesses dias lá vem um brownie feito a preceito, com manteiguinha, açúcar e ovos. Partem-se quadradinhos mais pequenos para tentar iludir a gula.

Mas confesso que me dá ainda mais prazer comer um doce saudável. Repensar a nossa alimentação é bastante importante. Diminuir o uso de açúcares refinados, gorduras “más” e comer saudavelmente sem culpas.

É o caso deste brownie saudável, feito com batata-doce e outras coisas boas, sem açúcar, sem lactose, sem ovo e sem glúten. A textura dele é diferente da de um brownie decadente, mas confesso que me surpreendeu.

A Rute do Cozinha Fresh que sabe que eu adoro desafios, fez-me um convite, para um primeiro guest post no seu blog, na rubrica “Convidei o Blog”, com o tema “receitas quase (sem) culpa”. A sua simpatia e doces palavras conduziram-me a este brownie, que vi num blog que acompanho recentemente e adoro. E acho que ela vai gostar de o provar. Ela adora brownies e bolinhos de chocolate (e eu também). E este pode comer e repetir!

Vejam o guest post aqui com a receita e a entrevista.


Brownies de Batata-Doce
(receita adaptada do blog Deliciously Ella)

2 batatas-doces médias

15 tâmaras descaroçadas

½ chávena de farinha de trigo sarraceno

½ chávena de amêndoa moída

1 pitada de sal

4 colheres (sopa) de cacau cru em pó

4 colheres (sopa) de xarope de agave

Continue a ler o artigo em Ananás e Hortelã.

Últimas