Como é o consumidor de proteína vegetal?

A experimentar

Os consumidores estão cada vez mais conscientes da importância dos seus hábitos alimentares para a sua saúde e estão cada vez mais conscientes do que dizia Hipócrates: “Que o teu alimento seja o teu remédio, e o teu remédio seja o teu alimento”. Para além dos efeitos que o consumo alimentar pode ter no organismo, os consumidores também têm em conta outros aspetos como o impacto ambiental dos processos de produção e o bem-estar animal, entre outros.

Esta mudança na mentalidade do consumidor levou a que estes padrões de consumo fossem complementados, ou em alguns casos a substituir o consumo de carne de origem animal por outras proteínas alternativas, tais como as vegetais. Neste artigo falamos de alguns aspetos relevantes deste perfil de consumidor.

Aumento do interesse em proteínas vegetais

Como mencionámos no artigo ‘Conheça as principais tendências e perfis de consumidores detetados no Barómetro do Consumidor da Ainia 2021‘, os consumidores estão cada vez mais a escolher produtos saudáveis e ambientalmente responsáveis. Os efeitos do atual consumo de carne na sustentabilidade ambiental, a crescente preocupação com o bem-estar animal e a redução do consumo de proteínas animais como um hábito alimentar saudável, entre outros fatores, levaram a que um número crescente de consumidores optasse pelo consumo de proteínas de origem vegetal.

Proteína vegetal: nova categoria de produtos

Continue a ler o artigo em iAlimentar.

Últimas