Dez restaurantes para percorrer a costa Algarvia, do Barlavento ao Sotavento

A experimentar

Antes ou depois de um mergulho, nada melhor que uma boa refeição, de peixe fresco ou marisco, de preferência numa esplanada, e, se possível, com vista para o mar.

A aposta habitual nas ementas dos restaurantes algarvios é a dos produtos do mar, frescos, servidos ao natural, ao vapor ou em cima da brasa, para refeições perfeitas. A “Muxama de atum e gambas da costa” o “Peixe ao sal” ou a “Tortilha de trigo com peixe-galo” são algumas das opções. Sem esquecer os amantes da carne que também encontram “Barriga de leitão a baixa temperatura com variação de cenouras” a “Carne de porco com amêijoas” ou o “Lombinho de veado com cenoura algarvia, couve-roxa e molho de vinho tinto”. Seja qual for a escolha, siga estas sugestões do Boa Cama Boa Mesa e descubra o Algarve à mesa.

Octant Hotels · Praia Verde

Octant Hotels · Praia Verde

À Terra – Praia Verde
O chef David Domingues é “muito ligado à gastronomia tradicional por causa dos pais”, estando esta na base da sua cozinha, temperada com talento e enriquecida com técnicas atuais e sensibilidade. No restaurante À Terra – Praia Verde, tanto junta um peixe a um primoroso arroz de tomate malandrinho como serve a “Barriga de leitão a baixa temperatura com variação de cenouras”, “Bife tártaro com cebola queimada” ou “Sopa de peixe do mercado”. Não esqueça os “Rissóis de berbigão à Bulhão Pato” nem o “Vaso À Terra”. Preço médio €40.
Praia Verde, Praia Verde Resort. Tel. 281 530 600

Estaminé - Ilha Deserta

Estaminé – Ilha Deserta

Estaminé

Isolado numa ilha, entre a ria Formosa e o mar, o renascido Estaminé funciona num moderno edifício com um bar e esplanada (parcialmente coberta). O foco mantém-se nos peixes e mariscos frescos, da ria e do mar, e há um novo menu de degustação com as tapas mais icónicas. Prove as “Cavalinhas alimadas”, a “Muxama de atum e gambas da costa”, o peixe do dia na grelha, o lavagante, o carabineiro e os arrozes. Aplausos para a autossustentabilidade: a água que chega à mesa, captada do mar, é dessalinizada e purificada. Preço médio €40.
Ilha Deserta. Tel. 917 811 856

Restaurante Hábito

Restaurante Hábito

Restaurante Hábito
A experiência de Adérito Almeida dá garantias de sucesso a esta novidade. (…).

Continue a ler o artigo em Expresso.

Últimas