Vinhos para combinar com dias de Verão, escolhidos pelo sommelier e gerente de restauração do resort algarvio Palmares – que tem também a seu cargo o estrela Michelin Al Sud, onde assume a pedagogia sobre Vinhos Verdes como parte da missão.
O vinho para a esplanada, sem comida nem nada, só boa companhia e boa conversa?O Pequenos Rebentos Alvarinho/Trajadura 2021, do Márcio Lopes, revela um carácter de fruta e algo floral. É fácil de beber, passa perfeitamente sem comida –um vinho para iniciar uma tarde que se prolonga por um churrasco à noite.
O Quinta de San Joanne Terroir Mineral, de avesso e loureiro, tem sensação mineral que acrescenta frescura, mas o que destaco é lado cítrico. Associo-o a uma esplanada junto à praia.
E o Quinta de Santiago Alvarinho/Loureiro, que, destes três, é o que tem acidez mais equilibrada. É também o que apresenta mais corpo, através de alguma bâtonnage. Associo-o ao momento de sair do trabalho e descontrair numa esplanada, em contexto citadino. O volume de boca prepara para o jantar que se segue.
Continue a ler o artigo em Público.