À descoberta de sabores e tradições do Alentejo pelas mesas de Évora

A experimentar

Comida com sabor e tradição, produtos genuínos e de estação e uma imensa variedade, fazem deste o destino perfeito para quem gosta verdadeiramente de boa comida.

Há “Bochechas” ou “Orelha de porco”, “Croquete de borrego”, sem esquecer as “Costeletas de borrego grelhadas” e as incontornáveis “Migas de bacalhau”, ou de espargos, ou de tomate. Este distrito do Alentejo é um dos mais ricos da gastronomia portuguesa, e há sempre uma surpresa prestes a ser descoberta, na imensa planície alentejana. Aproveite estas sugestões do Boa Cama Boa Mesa e parta à descoberta do distrito de Évora à mesa.

A Maria

A Maria

A Maria
Já lá vão quase 30 anos desde que Maria da Piedade e Cândido Monteiro abriram este restaurante, onde a arte de bem comer se coaduna com a cozinha típica do Alentejo. Quando se entra, as mesas e as cadeiras parecem estar dispostas na rua, sob o azul do céu pintado no teto e ladeadas de casas típicas do Alentejo. Nos favoritos, no restaurante A Maria, sobressaem o premiado “Cozido de grão”, o “Cabrito assado” ou as “Bochechas de porco”. A pedido, são elaborados os pratos da estação, como a lampreia ou o “Ensopado de enguias”. Preço médio €25.
Rua João de Deus, 12, Alandroal. Tel. 268 431 143

Restaurante O Alpendre

Restaurante O Alpendre

O Alpendre
A vasta garrafeira, instalada à entrada, deixa antever quão séria é a temática do vinho para José Manuel Severino. Maior é a estima pelo receituário alentejano, ao cuidado da mulher, Maria de Fátima. Os “Torresmos”, a “Orelha de porco” e a incontornável “Empada de galinha” são exemplos a não descurar, entre as dezenas de sugestões, nas entradas. São de enaltecer, no restaurante O Alpendre, ainda as migas confecionadas a preceito, em particular as “Migas de bacalhau”, servidas no pão. No final, solicite as “Migas dos ganhões”, especialidade desta casa. Preço médio €25.
Bairro Serpa Pinto, 20-A, Arraiolos. Tel. 266 419 024

Gadanha – Mercearia & Restaurante

Gadanha – Mercearia & Restaurante

Gadanha – Mercearia & Restaurante
A mercearia é o espaço das boas-vindas e a garrafeira tem ganho crescente expressão. (…).

Continue a ler o artigo em Expresso.

Últimas