São os próprios japoneses que o dizem: a frescura e a acidez do Vinho Verde tornam-no uma das bebidas de origem europeia mais adequadas para harmonizar com sushi. Nestes cinco restaurantes é possível comprová-lo.
Essa linguagem foi desenvolvida pelo chef Pedro Almeida, que ali se sente duplamente em casa: cresceu em Sintra, a poucos quilómetros do Penha Longa Resort, o complexo que alberga o Midori, e vai para o seu décimo ano na mesma cozinha, uma longevidade no posto que já vai sendo rara de encontrar neste métier.
A originalidade – e qualidade – do seu trabalho foi distinguida em 2018 com uma estrela Michelin, tornando-se o Midori o primeiro restaurante de cozinha de base japonesa a obtê-la em Portugal.
Daí para cá, Pedro Almeida e a sua equipa têm continuado a explorar a íntima relação luso-nipónica em criações tão diversas como o sashimi de atum à Brás, o sukiyaki de porco preto e pimentão, o caldo verde de miso, os nigiri de carapau, de salada de polvo ou de atum fumado com muxama, só para dar alguns exemplos.
Continue a ler o artigo em Público.