Do ramen aos noodles frios, o Ajitama apresenta a sua carta mais fresca

A experimentar

Em homenagem aos tradicionais festivais que celebram a chegada do verão no Japão, o Natsu Matsuri é o novo menu do Ajitama Ramen Bistro, em Lisboa, pensado para refrescar os dias quentes. Caldos e noodles frios são algumas das apostas do espaço, que começou como supper club.

Quando o Ajitama Ramen Bistro abriu portas em Lisboa, há três anos, tornou-se numa das novidades gastronómicas mais concorridas da cidade. Antes disso, o nome já vinha a crescer entre os amantes da cozinha nipónica, com a criação de um supper club feito aos sábados na casa de António Carvalhão, que lidera o projeto com João Ferreira, e que se tornou de tal forma popular que chegou a ter uma fila de espera de quase duas mil pessoas, obrigando a dupla de aficionados pelo ramen a ganhar um espaço próprio.

Situado a meio caminho entre o Marquês de Pombal e Picoas, na Avenida Duque de Loulé, o Ajitama renovou-se entretanto, crescendo em capacidade e ganhando uma esplanada. Agora, a chegada dos meses mais quentes traz mais novidades à casa focada ao caldo japonês que se popularizou por esse mundo fora. E se muitos o associam aos dias mais frios, como proposta de aconchego, com os seus caldos ricos, a verdade é que também se comem no Japão na época de calor, mas frios.

O hiyashi chuka, à base de noodles frios com camarão salteado, frango, ometele, pepino, tomate e ovo. (Fotografias: DR)

O ramen frio junta duas combinações de caldo, de galinha e dashi

Continue a ler este artigo em Evasões.

Últimas