De Trás-os-Montes aos Açores, uma viagem pelas raízes dos chefes de cozinha Vítor Adão e Cláudio Pontes

A experimentar

Os chefes de cozinha Vítor Adão e Cláudio Pontes são os protagonistas da série documental “Raízes”, que se estreia neste fim de semana no canal Casa e Cozinha. Um viagem pelos sabores e tradições portuguesas

Raízes, primeira série documental do canal Casa e Cozinha, é uma jornada por um Portugal autêntico e rico em sabores, cultura, paisagens e tradições. Realizada por Nuno Garcia, ao longo de dois episódios, com 50 minutos cada, dá-nos a conhecer os chefes de cozinha Vítor Adão e Cláudio Pontes, nascidos em Trás-os-Montes e nos Açores, respetivamente, que mantêm uma profunda ligação às suas origens, ao local onde cresceram, aos sabores da infância e aos produtos locais.

É na aldeia de Carvela, em Chaves, onde o chefe Vítor Adão, 32 anos, nasceu e cresceu, que se passa grande parte do primeiro episódio da série, transmitido neste sábado, 25, às 19 horas. Naquele recanto transmontano, o chefe de cozinha do restaurante Plano, em Lisboa, gosta de ir principalmente para ver os padrinhos Amândio Teixeira e Carminda Alves, e carregar baterias. Mas também para cozinhar e passar tempo com os amigos, como Tiago Melim, criador de cabra serrana transmonta, e Pedro Medeiros, proprietário da Casa do Pedro, que faz parte da Rota das Tabernas do Alto Tâmega.

Das memórias de infância e adolescência passadas à volta da lareira às paisagens verdejantes, às idas ao rio para pescar e à matança do porco, Vitor Adão vai contando, ao longo de 50 minutos, o seu percurso. (…).

Continue a ler o artigo em Visão.

Últimas