São João no Porto: a festa também se faz dentro de portas

A experimentar

Os martelinhos, o alho porro e os bailaricos populares estão de regresso. Seja na rua ou no conforto destas festas abrigadas, das típicas sardinhas ao caldo verde passando pelos menus temáticos, saiba o que comer na noite mais longa do ano no Porto.

É a noite pela qual todos os portuenses (e não só) esperam o ano inteiro. As Cascatas, as Rusgas, as sardinhas a assar na brasa, os martelinhos e o alho porro estão a postos, os barcos Rabelos prontos para a regata do dia 24, e as fogueiras quase acesas em cada bairro tradicional. Estão previstas festas ao ar livre, espalhadas por vários pontos da cidade, mas caso o São Pedro decida interferir e chova, há sempre alternativa para celebrar. Siga este roteiro do Boa Cama Boa Mesa em dez paragens, onde não falta animação, nem o verdadeiro espírito do São João.

The Yeatman

The Yeatman

The Yeatman com ambiente típico e vista privilegiada sobre o fogo-de-artifício
Em ambiente de festa popular ou na tranquilidade do Restaurante Gastronómico, o hotel vínico sugere duas propostas para celebrar a noite de São João, com a melhor vista sobre o rio Douro, a irradiar luz e cor. Pelos amplos espaços e terraços com vista para o Rio Douro e a zona Ribeirinha da cidade do Porto, o ambiente de festa lança o mote da noite, com música ao vivo e um elenco de aperitivos, com o chef Ricardo Costa a apresentar no The Yeatman ostras ao natural, presunto de pata negra, ceviches, marisco nacional e caviar especial, sushi e shirashi, omeleta com caranguejo casca mole, entre outras especialidades. No momento à mesa, com um menu especialmente desenhado para a ocasião, há “Salada de tomate 2022 & Sardinhas”, “Pregado de cogumelos com ervas da estação e enguia fumada” e “Black Angus com raiz de salsa, milho-doce e couve roxa”. Para adocicar a festa, apresentam-se, nas sobremesas, as “Ostras doces de Gaia 2022 & cerejas & chocolate” (€280). No Restaurante Gastronómico, Garfo de Platina para o Boa Cama Boa Mesa em 2022 e premiado com 2 estrelas Michelin, a proposta inicia com aperitivos no terraço, como “Lírio, com alga nori e gengibre”, “Churros de caviar”, “Lavagante & Vichyssoise e Ferrero de foie gras e avelã”. Nos pratos à mesa, destaque para a “Salada de Tomate 2022 & Sardinhas”, “Gamba do Algarve com ajo blanco, tremoço e dashi”, “Lavagante Azul, com raviolis de enguia e aipo” e “Cordeiro de leite com couve-flor, panceta ibérica e especiarias”. Nas sobremesas servem-se “Ostras doces de Gaia 2022 e cerejas com chili e cardamomo”, terminando com a típica “Tripa de chocolate” (€400). O hotel irá recriar o espírito da festa e dos bairros populares, com decoração a preceito e várias barraquinhas de comida e bebidas, onde poderá desfrutar-se de caldo verde, bifanas, sardinhas na brasa, churros, tripas de chocolate e uma variedade de gelados. A animação está garantida ao som de um DJ convidado.
Rua do Choupelo, 345, Vila Nova de Gaia. Tel. 220133185

The Lodge Hotel

The Lodge Hotel

Homenagem à sardinha no The Lodge Hotel
As celebrações decorrem ao longo de todo o mês, mas intensificam-se na noite de São João, no restaurante Dona Maria. Ao jantar será possível degustar as várias interpretações deste sabor tradicional, tudo pelas mãos do chef João Vieira. Sendo a sardinha a rainha da festa, o restaurante do The Lodge Hotel, em Vila Nova de Gaia, foi ainda mais longe e resolveu criar um menu especial que lhe é totalmente dedicado. No menu temático da sardinha, composto por cinco momentos diferentes, será possível iniciar a refeição com “Ovos de sardinha com palha de alho-francês”, acompanhado de um espumante Vértice Millésime 2014, Douro, seguindo-se as “Costeletas de sardinha” acompanhadas de gaspacho alentejano perfumado com “majarico” e um espumante vértice Millésime 2014 do Douro.

Continue a ler o artigo em Expresso.

Últimas