Alma Nómada, em Porto Covo: Joachim Koerper à beira-mar

A experimentar

O menu deste restaurante a 500 metros da praia de Porto Covo, dentro de um parque de campismo, tem agora a assinatura de Joachim Koerper – e a ambição de conquistar uma Estrela Michelin no Alentejo.

Desde fevereiro que o chefe de cozinha Joachim Koerper tem ainda menos parança. Além da vida agitada no restaurante Eleven, em Lisboa, e da consultoria na Herdade da Malhadinha Nova, no Alentejo, agora é vê-lo todas as semanas a caminho da praia, com Cíntia, a sua mulher e chefe de pastelaria, por companhia. No entanto, duvidamos que alguma vez tenham estendido a toalha nos areais de Porto Covo ou até que tenham saído muitas vezes do Costa do Vizir, o parque de campismo onde fica o restaurante Alma Nómada. É lá que o casal empresta o seu nome ao menu, com a ambição de que a Estrela Michelin que já existe em Lisboa, no Eleven, faça 169 quilómetros e se instale, pela primeira vez, naquela região à beira-mar. “Estamos bem lançados”, assume Koerper, sem medos. Afinal, é para isso que têm trabalhado Joachim e Cíntia, desde que assumiram este vai-e-vem. Quando regressam à capital, deixam a cozinha bem entregue ao staff que também trouxeram do Eleven. Mas, hoje, estão cá todos e o jantar, em modo degustação, promete.

Joachim Koerper com Cintia, a mulher e chefe pasteleira. Foto: Gonçalo F. Santos

Enquanto o Sol lá fora se esconde, já tarde, deixando o céu em tons de laranja, cá dentro atiramo-nos a dois tipos de pão artesanal, que ora molhamos no azeite, ora barramos com manteiga de cabra ou de algas. (…).

Últimas