Tacos de Camarão e Abacate com Molho de Iogurte, Coentros e Lima

A experimentar

Este post não é sobre uma receita. É sobre várias receitas, sobre convites da minha cidade, sobre o mar, o peixe e o marisco na nossa mesa, sobre fotografias que contam histórias e um grande sorriso por estar aqui a partilhar convosco este momento.
Há uns meses atrás tive um convite para realizar uma exposição fotográfica no ‘Museu do Mar’. A criar de raiz novas fotografias e imagens, com um tema que se adaptasse ao local onde iriam ser expostas. Aceitei. E saí da minha zona de conforto. Rumo ao mar e ao que dele vem.
Apesar de já ter feito uma exposição de fotografia, esta seria totalmente diferente. Fotografias novas, imaginar uma história com mar e peixe na nossa mesa. Uma mesa no mar.

 

Foram dias diferentes, em que o peixe e o marisco reinaram e os bolos e as bolachas ficaram mais esquecidos, em que fotografei o que nunca antes tinha fotografado. E me diverti imenso a fazê-lo. E a melhor parte, depois de fotografar, comer os petiscos! Domingos com mexilhões e ameijoas, e a família à mesa é sempre bom. O cheiro a peixe fresco e a maresia entranhou-se na casa. E posso dizer que estou muito feliz com o resultado.
“Uma mesa no mar” é o nome da minha segunda exposição de fotografia de comida, o local é o Núcleo Museológico do Mar na Figueira da Foz, e está aberta ao público com entrada gratuita.
Queria agradecer à Paula Cardoso pelo convite, aos museus da Figueira, à minha cidade que acredita em mim, e a todos os que ajudaram a tornar esta tarefa tão mais saborosa (desde amigos, a minha família, pescadores locais e a nossa peixeira de confiança).
Deixo-vos ainda uma receita de uns tacos super simples e coloridos, feitos para aproveitar alguns dos camarões que sobraram de uma sessão fotográfica e que foram petiscados em seguida. Nada se perde, nem se desperdiça, e por aqui nenhum texto vem sem uma receita, sem uma partilha. Prática, rápida e fresca, com um pouco de “fogo” para aquecer, cheia de cor e coisas boas.
Estou feliz, por partilhar tudo isto convosco. A simplicidade de uma receita. A beleza dos elementos crus, dos brilhos, das escamas, do gelo. Uma mão cheia de fotografias disparadas por alguém que não é fotógrafa. Uma exposição de imagens que vêm do meu mar, desse mar que se come na nossa mesa. Do peixe fresco nas redes, acabado de apanhar pelos pescadores locais. Do cheiro do mar, dos salpicos das ondas. Estou verdadeiramente em casa.

 

 

Tacos de Camarão e Abacate com Molho de Iogurte, Coentros e Lima
4 tortilhas de milho
20 camarões cozidos e descascados
1 dente de alho picado
azeite q.b.
sumo de lima q.b.
sal q.b.
1 abacate grande descascado e cortado em cubos
1/2 manga descascada e cortada em cubos
2 chávenas de tomates cherry cortados ao meio
couve roxa fatiada finamente q.b.
coentros frescos picados q.b.
malagueta picada (sem sementes) q.b.
Molho:
1 iogurte natural
1/2 colher (chá) de malagueta picada (sem sementes)
raspa e sumo de 1/2 lima
2 colheres (sopa) de coentros frescos picados
Continue a ler o artigo em Ananás e Hortelã.

Últimas