Lava cakes de limão

A experimentar

O artigo foi originalmente publicado em Lume Brando

Há vários nomes para este tipo de sobremesa, que consiste num queque com o interior líquido, sendo de chocolate a versão mais comum. Bolinho de lava, vulcão, fondant, demi-cuit, petit gateau… é à escolha do guloso.

Quando vi esta versão de limão no livro “A Sentada”, de Sandra Nobre, livro de que falei na rubrica #dizmeoquelês, fiquei logo de olhos arregalados e com uma vontade gigantesca de experimentá-la. Realmente, por que nunca tinha pensado que era possível fazer uma versão assim, de limão? E logo eu que sou do team #lemonloverforever 💛

QUEM RESISTE A ESTES PEQUENOS VULCÕES DE LIMÃO?

Posso dizer-vos que são simplesmente maravilhosos. Mas atenção: os queques têm de ficar cozidos no ponto, ou seja, nem demasiados cozidos – o que significa não sobrar massa líquida para escorrer quando se abrem, nem demasiado crus, que se desfaçam ao desenformar. Um aspeto essencial para que a receita corra bem são as formas. Eu tenho umas antiaderentes, compradas há já uns anos no Jumbo e portaram-se lindamente.

Atenção que não é uma receita meiga em termos calóricos: leva chocolate branco, manteiga, açúcar, lemon curd… Digamos que é daqueles casos em que se perdoa o mal que faz, pelo bem que sabe…

Lume Brando

LAVA CAKES DE LIMÃO

ADAPTADO DO LIVRO “A SENTADA”, DE SANDRA NOBRE

INGREDIENTES

PARA 6 UNIDADES

120 g de chocolate branco

100 g de manteiga

85 g de farinha

50 g de açúcar em pó

1 pitada de sal

4 ovos + 4 gemas

230 g de lemon curd [ver a minha receita aqui]

1/2 chá de extrato de baunilha

Açúcar em pó, frutos vermelhos e hortelã para decorar e servir.

MÉTODO

Continue a ler o artigo em Lume Brando.

Últimas