O artigo foi originalmente publicado em Lume Brando
Há vários nomes para este tipo de sobremesa, que consiste num queque com o interior líquido, sendo de chocolate a versão mais comum. Bolinho de lava, vulcão, fondant, demi-cuit, petit gateau… é à escolha do guloso.
Quando vi esta versão de limão no livro “A Sentada”, de Sandra Nobre, livro de que falei na rubrica #dizmeoquelês, fiquei logo de olhos arregalados e com uma vontade gigantesca de experimentá-la. Realmente, por que nunca tinha pensado que era possível fazer uma versão assim, de limão? E logo eu que sou do team #lemonloverforever 💛
QUEM RESISTE A ESTES PEQUENOS VULCÕES DE LIMÃO?
Posso dizer-vos que são simplesmente maravilhosos. Mas atenção: os queques têm de ficar cozidos no ponto, ou seja, nem demasiados cozidos – o que significa não sobrar massa líquida para escorrer quando se abrem, nem demasiado crus, que se desfaçam ao desenformar. Um aspeto essencial para que a receita corra bem são as formas. Eu tenho umas antiaderentes, compradas há já uns anos no Jumbo e portaram-se lindamente.
Atenção que não é uma receita meiga em termos calóricos: leva chocolate branco, manteiga, açúcar, lemon curd… Digamos que é daqueles casos em que se perdoa o mal que faz, pelo bem que sabe…
LAVA CAKES DE LIMÃO
ADAPTADO DO LIVRO “A SENTADA”, DE SANDRA NOBRE
INGREDIENTES
PARA 6 UNIDADES
120 g de chocolate branco
100 g de manteiga
85 g de farinha
50 g de açúcar em pó
1 pitada de sal
4 ovos + 4 gemas
230 g de lemon curd [ver a minha receita aqui]
1/2 chá de extrato de baunilha
Açúcar em pó, frutos vermelhos e hortelã para decorar e servir.
MÉTODO
Continue a ler o artigo em Lume Brando.