Vinte vinhos rosé para ajudar a enfrentar a canícula

A experimentar

Ainda estamos relativamente folgados quanto a temperaturas, mas não tarda e estamos na vida ao ar livre e nas noites quentes em que só um vinho fresco no copo ajuda ao prazer da mesa. Adiantámos serviço e reunimos rosés, agrupando-os por vocação gastronómica. O resto é consigo e como sempre, mais não queremos que sugerir caminhos de exploração vínica. Boas provas!

Para acompanhar saladas e crus

Quinta do Côtto Douro rosé 2021 (11,5%) | Montez Champalimaud Touriga Nacional e Tinta Roriz

Foco na fruta com o bónus da frescura. Abre melhor se não for servido demasiado frio, até porque não se trata de um refresco. Muito saboroso, recai nas tonalidades morango e groselha num fundo floral e apoiado numa acidez bem trabalhada. Excelente com ostras ao natural, guacamole ou ceviches.
Preço: 8,50 euros
Classificação: 16,5


Quinta das Cerejeiras Reserva Lisboa rosé 2019 (12,5%) | Comp. Agr. Sanguinhal Castelão (85%) e Moscatel Graúdo (15%)

Vindima manual. Mosto de bica aberta, desengace total e prensagem suave. Fermentou ao longo de 20 dias nas massas a temperatura controlada. Estágio de seis meses em cubas inox. A excepcional presença em boca deve-se ao estágio cuidado na adega, que lhe conferiu complexidade acrescida. Perfeito para sushi.
Preço: 20 euros
Classificação: 17,5


Naperão Reserva Verdes rosé 2019 (13%) | Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez Espadeiro e Touriga Nacional

Vinificação conjunta, batonnage prolongada de nove meses. É notável o trabalho que esta adega tem vindo a desenvolver, vinhos de perfil fresco e jovem, longe dos rigores de outrora, que afastavam uma camada de consumidores apreciadores da mesa mais requintada. Desempenho notável com salada de laranja e canela.
Preço: 7 euros
Classificação: 16,5


Quinta de Monforte Edição Limitada Verdes rosé 2020 (12%) | Quinta de Monforte 100% Vinhão

Projecto em estreia, perto de Penafiel, apoiado numa extensão considerável de vinha de encosta, onde arejamento e noites frias são garantia de uvas nas melhores condições. Vinho muito elegante e cheio de futuro, vai muito bem com ovos Benedict, por um lado, por outro é grande amigo de tomate maduro, como o que está agora a a chegar ao zénite.
Preço: 12 euros
Classificação: 17


Para acompanhar mariscos

Casa da Atela Pinot Noir Tejo rosé 2020 (12%) | Quinta da Atela 100% Pinot Noir

Ainda está na primeira edição este glorioso Pinot Noir e já vemos com bons olhos o nascimento de mais uma grande declinação da casta, mesmo com as exigências fortes impostas na vindima e posterior vinificação. Excelente trabalho de enologia. Vai bem desde já com arroz de lavagante, e quem conseguir guardá-lo em cave por três anos vai ter uma boa surpresa.
Preço: 11,50 euros
Classificação: 18


Covela Touriga Nacional Douro rosé 2020 (12,5%) | Lima & Smith 100% Touriga Nacional

Extração no bom ponto, rendimento aromático de grande talante, a renunciar à vezeira declinação cítrica, antes oferecendo complexidade e aptidão para a mesa. Difícil imaginar melhor casamento do que com uma boa sopa de santola, com os olhos postos no Douro de transição em que esta bela quinta está instalada.
Preço: 9 euros
Classificação: 17,5


Plansel Alentejo rosé 2020 (12%) | PlanselAragonês (60%) e Castelão (40%)

Equilibrado e prazeroso, enologia de grande nível, este rosé está cheio de intenção petisqueira e é verdadeiramente consensual. Muita frescura, resiste bem a molhos e maioneses, parceiros habituais no debulhe de marisco de mão. Foi particularmente feliz na assessoria de bons percebes das Berlengas.
Preço: 6 euros
Classificação: 16,5


Carlos Reynolds Alentejo rosé 2021 (12,5%) | Reynolds 100% Aragonês

Vindima nocturna, fermentação e estágio em inox sobre as borras finas. Abordagem inovadora em toda esta nova série, a inspirar frescura e valor gastronómico. Provámo-lo com amêijoas à Bulhão Pato e deu bem conta do recado, o que significa vocação para o debulhe prazeroso no alpendre ao fim da tarde.
Preço: 9 euros
Classificação: 17

 

 

Continue a ler este artigo em Evasões.

Últimas