Conheça as pizzas do Algarve e de Lisboa que ganham prémios em Itália

A experimentar

O concurso 50 Top Pizza, que decorreu em Milão, elegeu as melhores pizzarias da Europa. Entre os grandes vencedores estão restaurantes do Algarve e em Lisboa. “A nova massa que adicionámos no menu é tão leve que funciona como uma nuvem a suster os ingredientes da pizza”, explica um dos premiados portugueses.

A cidade italiana de Milão recebeu a cerimónia que anunciou a lista das melhores pizzarias da Europa. O concurso 50 Top Pizza é considerado um dos mais prestigiados do mundo ao nível da pizza italiana, mas curiosamente, nenhum restaurante de Itália conseguiu alcançar este ranking. O 50 Top Pizza avalia os restaurantes baseando-se em vários critérios como a pizza, qualidade dos produtos utilizados e a forma como os diferentes elementos foram combinados, serviço, espaço, ambiente, carta de vinhos (com produtos locais e regionais), e menu de cerveja, com preferência por produtos artesanais. O concurso, iniciado em Itália, rapidamente se expandiu para fora do país comprovando a universalidade deste produto.

Arte Bianca, em Aljezur

Arte Bianca, em Aljezur | Dr

Em 2022, o grande vencedor desta iniciativa foi a Peppe Pizzeria, em Paris, mas a lista 50 Top Pizza inclui dois representantes portugueses: Forno d’ Oro, em Lisboa, do chef nepalês Tanka Sapkota, que também conquistou o prémio especial Melhor Carta de Cervejas da Europa, e Arte Bianca, em Aljezur, marca que detém outros espaços na Arrifana e em Sagres. Se para Tanka Sapkota este é um regresso à lista, ocupando agora a 16.ª posição, para os restaurantes algarvios esta é uma estreia, ainda que a fundadora, Manuela Mattavelli, garanta ser o Arte Bianca “pioneiro em Portugal, desde 2015, em pizzas e massas de elevada qualidade”, justificando: “As massas são feitas com farinhas italianas selecionadas, provenientes diretamente de Dal Mulino, todas elas farinhas naturais, altamente digestivas”. O segredo, conforma-se, está na massa, o “elemento-chave da pizza”, conforme explica Emanuele Zingale, chef e pizzaiolo do Arte Bianca (…).

Continue a ler o artigo em Expresso.

Últimas