Tinto, branco ou espumante? Estes são os melhores vinhos portugueses do ano

A experimentar

Das 1450 referências a concurso, sete foram distinguidas como melhores do ano na sua categoria. O Concurso Vinhos de Portugal, uma organização da ViniPortugal destaca ainda outras mais de 300 referências.

Com a qualidade a aumentar ano após ano nas mais diversas regiões produtoras nacionais, não pode ter sido tarefa fácil. Mas o júri provou, pontuou e elegeu os melhores vinhos portugueses do ano, entre 1450 referências levadas ao Concurso Vinhos de Portugal – o número mais elevado se sempre -, organizado pela ViniPortugal, e que teve lugar entre os dias 2 e 6 de maio. Os vencedores foram conhecidos na passada sexta-feira, 6, num Jantar e Cerimónia de Entrega de Prémios, que decorreu no Convento de São Francisco, em Santarém.

Com o objetivo de distinguir a diversidade e a excelência dos vinhos produzidos em território nacional, antes, entre 2 e 4 de maio, um Júri constituído por 109 especialistas, 86 jurados nacionais e 23 internacionais do sector, entre os quais enólogos, sommeliers, jornalistas e wine educators, tiveram a seu cargo a tarefa de selecionar os melhores ao longo de diversas Masterclasses, jantares com produtores, visitas e, claro, provas de vinhos.

Entre os jurados internacionais destacou-se Amelia Singer, do Reino Unido; Araik Manukyan e Kateryna Yushchenko da Ucrania; Henrik Dahl Jahsen da Noruega; Maurício Roloff Eduardo Milan do Brasil; Fredrik Akerman da Suécia; Georgina Estrada do México e Julia ConeyRandall Bertão e Scott Zebarth dos EUA. (…)

Continue a ler o artigo em Expresso.

Últimas