Navegar pela gastronomia do Douro em 10 restaurantes imperdíveis

A experimentar

Alguns são tradicionais e outros clássicos. Há ainda restaurantes elegantes e modernos, instalados em quintas produtoras de vinho. De um ou do outro lado do rio, o Douro tem sempre surpresas à mesa que merecem serem descobertas.

As águas calmas do rio fazem parte do tempero e as vinhas a perder de vista também. Acompanham na perfeição o “Lombinho de porco com puré de castanhas”, o “Faisão com puré”, as “Costelinhas de borrego” ou o “Cabrito assado no forno” que fazem parte da rica gastronomia regional. Aproveite estas dez sugestões de restaurantes selecionados pela edição de 2022 do guia Boa Cama Boa Mesa e parta rio acima, à descoberta do melhor que o Douro tem à mesa.

Cozinha da Clara

Cozinha da Clara

Cozinha da Clara
Oportunamente chamada “paraíso”, a pequena horta da quinta alimenta a criatividade do chef Pedro Cardoso, a quem não falta inspiração na terra e na água. O generoso terraço sobre o Douro apetece em qualquer altura do ano, embora toda a sala contemporânea beba da paisagem e luminosidade. No restaurante Cozinha da Clara peça a “Barriga de leitão confitada”, os “Secretos de porco” ou o intenso “Arroz de peixe”. Acompanhe com a boa montra de vinhos da casa ou experimente a cerveja também aqui produzida. Preço médio €30.
Quinta de La Rosa, M590, 215, Covas do Douro. Tel. 254732254

Rabelo

Rabelo

Rabelo
Em ambiente elegante e clássico, onde o vinho ocupa lugar de destaque, também o menu se equilibra entre as mais profundas raízes regionais, piscando o olho à cozinha internacional. No restaurante Rabelo, o chef João Santos conhece bem estes domínios, pelo que aposta em vários pratos de bacalhau, como o de “cura tradicional com broa de milho” ou a “Feijoada de Sames e puré de feijoca”. Na carne, há “Lombinho de porco com puré de castanhas”. Comece pela “Barriga de leitão crocante”. Preço médio €40.
The Vintage House Hotel, Rua António Manuel Saraiva, Pinhão. Tel. 254730230

DOCDOC

DOC
Recuperou todo o esplendor este restaurante de Rui Paula, na berma de uma das mais bonitas estradas do mundo, de um lado, e com o calmo Douro do outro. Há dois menus de degustação, o Signature e o Essência, onde a tradição regional é elevada ao mais alto nível. No restaurante DOC, delicie-se com a “Enguia fumada, Pata Negra e tâmaras” (…).

Continue a ler o artigo em Expresso.

Últimas