O casal luso-francês André Lucas e Constance Bauer abriram junto à doca dos pescadores o Peixoco. Querem ser diferentes dos restaurantes vizinhos, mas fiéis aos sabores do mar.
O Peixoco fica na avenida José Mourinho e tem uma bela vista para a doca dos Pescadores. Fosse só isso, apesar da fama internacional do treinador sadino que dá nome à artéria e do pitoresco das traineiras acabadas de chegar, e o restaurante aberto em outubro não se distinguiria muito dos outros em redor e que sobretudo ao fim de semana se enchem de turistas, portugueses e estrangeiros, em busca do reputado peixe de Setúbal ou do também afamado choco frito. Mas a chef Constance Bauer, parisiense de 31 anos, e o marido, o montemorense (o-Velho) André Lucas, de 27, decidiram ser diferentes da vizinhança. E sem deixar de oferecer o peixe na grelha e o choco frito, propõem pratos inovadores a partir dos sabores do mar e do rio, e logo da terra que tem fama de ter o melhor mercado de Portugal, o do Livramento, que cresci a ouvir ser chamado de “praça”, e onde ainda hoje a minha mãe vai às compras.
Posso confessar que apreciei especialmente os croquetes de choco e as tostas de carapau e também fiquei com vontade de repetir o arroz negro. Mas há também ceviche de peixe branco (dourada ou robalo), fish and chips (sim, à inglesa, mas feito com peixe espada), mexilhões com manteiga de chouriço e espadarte fumado para comer com blinis barrados com crème fraîche. (…).
Continue a ler o artigo em o Diário de Notícias.