Mais um dia de improvisos na cozinha! Apetecia-nos risotto e adoramos cebola roxa caramelizada. Então, porque não juntar as duas coisas? E ainda linguiça picante, para dar um upgrade de sabor ao prato. E assim surgiu este risotto de cebola caramelizada e linguiça picante.
Desta vez não temos vídeo para partilhar, mas se já fez o Risotto de cogumelos e espargos já está Pro no que toca a Risotto! Se ainda não fez, vale a pena espreitar o vídeo e as dicas que temos lá. Depois é só adaptar, porque a técnica é sempre a mesma.
Ora cá vai a receita. Experimente e dê-nos sugestões para outros sabores.
Ingredientes para o Risotto de Cebola Caramelizada
Cebola Roxa – 1 un.
Linguiça picante – 100 g.
Azeite – q.b.
Vinagre balsâmico – 50 ml
Açúcar mascavado – 2-3 colheres de sopa
Chalota – 1 un.
Alho – 2 dentes
Arroz Arbóreo – 1-2 copos (200g.)
Vinho branco – 100 ml.
Caldo de alho e salsa – 800 ml.
Sal – q.b.
Manteiga – 2 colheres de sopa
Queijo Parmigiano Reggiano – 50 g.
Receita
Ora bem, para esta receita só vamos sujar uma frigideira, porque não temos tempo nem paciência para andar a lavar loiça.
Então, numa frigideira grande (onde vai fazer depois o Risotto), coloque um pequeno fio de azeite. Corte a linguiça em rodelas e deixe fritar no azeite. Quando estiverem bem no ponto retire e reserve.
Se necessário adicione mais um pequeno fio de azeite à frigideira. Acrescente então a cebola roxa, cortada em rodelas finas. Deixe refogar um pouco. Adicione o vinagre balsâmico e envolva. Junte o açúcar (desta vez, por acaso, colocamos açúcar branco, mas normalmente utilizamos açúcar mascavado). Mexa e deixe que o açúcar comece a caramelizar. Tempere com com uma pitada de sal e junte meio copo de água. Deixe a cebola cozinhar. Prove e retifique os sabores. Quando estiver no ponto retire e reserve.
Entretanto, caso ainda não tenha nenhum caldo feito, prepare um caldo para utilizar no Risotto. Desta vez tivemos de fazer e utilizámos caldo de alho e salsa, mas pode utilizar outro. Pode também já ralar o queijo para ser mais fácil quando necessitar de o adicionar ao arroz.
Vamos então ao arroz. Na mesma frigideira, coloque um fio de azeite e uma colher de sopa de manteiga e refogue a chalota e o alho, ambos picados. Acrescente o arroz e deixe fritar um pouco, envolvendo bem com o refogado. Refresque com o vinho branco, colocando a quantidade suficiente para que cubra quase todo o arroz. Vá mexendo até o arroz começar a secar. Nessa altura, acrescente uma concha de caldo e vá mexendo suavemente até o arroz começar a secar. Apenas nessa altura, junte outra concha de caldo. Repita o processo até o arroz ficar praticamente pronto. Retifique o sal, se necessário, lembrando-se de que ainda vai juntar o queijo que já é salgado.
Junte a cebola caramelizada e a linguiça e envolva tudo muito bem. Junte o queijo ralado e envolva.
Desligue o lume e adicione uma colher de sopa de manteiga. Envolva até a manteiga derreter e sirva ainda quente.
O artigo foi originalmente publicado em Receitas da Gula.