Tokkotai e o Tokko: a nova experiência gastronómica no Porto

A experimentar

Uma viagem de sensações gastronómicas chegou ao Porto e trouxe na bagagem os dois novos restaurantes japoneses da cidade: o Tokkotai e o Tokko. A dualidade do dia e da noite dá o mote para dois conceitos que prometem agitar a cena gastronómica da Invicta: de um lado o sofisticado e misterioso Tokkotai, do outro o mais despojado e descontraído Tokko. A uni-los estão os mais refinados sabores e técnicas da cozinha oriental.

A imponente porta do número 144 da Rua do Comércio do Porto é o ponto de partida para uma experiência gastronómica alicerçada em três vértices fundamentais: uma cozinha assente na técnica, inovação e equilíbrio, um ambiente intimista e requintado e um serviço cuidado, mas com o devido ritmo. É este o cartão de apresentação do Tokkotai, uma explosão de sabores pronta a ser desvendada.

Com uma abordagem criativa, mas sempre respeitando a tradição da cozinha japonesa, o menu do Tokkotai é um desfile de iguarias idealizado para despertar sensações. É isso que acontece logo nas entradas, com opções como Ceviche de peixe branco, polvo e camarão, Tártaro de salmão, vieira e camarão, Vieira grelhada, Camarão-tigre asiático, Guiozas de wagyu ou Cannoli de atum picante.

Para os verdadeiros apreciadores de Sushi as possibilidades são quase infinitas, entre Temakis, Nigiris (tradicionais, flamejados, trufados ou com foie gras), Batera (sushi prensado), Uramaki, Hossomaki. Em todas as peças o arroz cozinhado no ponto perfeito junta-se ao melhor e mais fresco peixe e marisco proveniente maioritariamente da costa portuguesa.

A secção de Sushi só fica completa com os Especiais Tokkotai, subcategoria onde estão reunidas algumas das mais ousadas criações dos chefs. É o caso do Gunkan com toro, ouriço-do-mar, gema de codorniz e caviar, do Gunkan de toro e ikura, do Gunkan de ovo de codorniz, trufa negra e ovas de masago, do Nigiri de wagyu com foie gras ou do Tentáculo de polvo com miso.

Contineu a ler o artigo em Revista de Vinhos.

Últimas