Ribera del Duero, Espanha

A experimentar

Ribera del Duero: uma região demarcada recente, cujos vinhos já alcançaram reconhecimento mundial e o seu enoturismo merece uma visita!

Ribera del Duero já estava na minha lista de regiões de vinho a visitar, há muitos anos.

Depois de conhecer Rioja e Jerez, a oportunidade de ir ao lado espanhol do Douro, surgiu a convite da Feria de Valladolid, a propósito da terceira edição da FINE – Feira Internacional de Enoturismo.

Sendo assim, o meu roteiro começou mesmo por Valladolid, uma das mais antigas cidades de Espanha que chegou a ser, inclusivamente, capital do Reino.

Valladolid foi sem dúvida uma surpresa pela beleza dos seus edifícios, pela quantidade de igrejas e conventos que abriga e pela vida e animação que tem, a qualquer dia e a qualquer hora.

Uma das minhas refeições preferidas foi no restaurante/wine bar Melel que, para os amigos que o gerem, significa “festa e diversão”. Neste espaço de decoração bem moderna, o menu é de fusão de sabores espanhóis com asiáticos e sul americanos.

Mas os vinhos, esses, são essencialmente espanhóis e locais. Escolhas pessoais da dona do restaurante, que deu preferência a pequenos produtores e novos projectos.

Recomendo uma paragem aqui, seja para jantar ou apenas para tomar um copo!

PROVINCIA DE VALLADOLID

Valladolid é a província mais completa em vinhos de Espanha, com quatro denominações de origem:

  • D. O. Rueda
  • D .O. Cigales
  • D. O. Toro
  • D. O. Ribera Del Duero

Continue a ler o artigo em Entre Vinhas.

Últimas