Pão-de-ló de Cascais

A experimentar

E chegámos ao domingo de Páscoa. E não há mesa portuguesa que não tenha um pão-de-ló. Ele representa a simplicidade, pois é feito de açúcar ovos e farinha, nada mais simples.

Há imensas receitas de deste bolo e cada família tem a sua. Há-os mais moles, mais secos, mais altos e fofos, mais tradicionais ou menos.

A sua origem não se sabe bem qual é, e apesar deste bolo estar presente nas nossas mesas, não é Portuguesa a sua origem.

Cada país tem a sua versão, os ingleses têm o sponge cake, os italianos o pan di spagna, o génoise em França e o pan de Espana, o pão-de-ló Espanhol. Então qual é a sua origem?

Sabe-se que no século XVI um bolo feito com açúcar ovos e farinha era conhecido em Portugal como o bolo de Castela. Mas por aqui é no tempo da Infanta D.Maria que se fazia na Corte um pão com açúcar e amêndoas a que chamavam, pão-de-ló de amêndoas. Mas crê-se que o bolo teve origem em Castela.

Hoje trago-vos uma versão do pão-de-ló, com amêndoa, receita original da zona de Cascais. E foi-me facultada pela Claúdia Mataloto, e faz parte do livro de receitas “reis e pescadores”.

É uma versão das melhores que comi. Um bolo fofo e muito saboroso.

Espero que gostem.

Pão-de-ló de Cascais

Ingredientes:

5 ovos

150 gr de açúcar

100 gr de farinha de amêndoa

50 gr de farinha de trigo

1 limão, só raspa

Continue a ler a receita em Da Horta para a Cozinha

Últimas