Feira do Alvarinho e do Fumeiro regressa a Melgaço esta semana

A experimentar

Durante três dias, entre 22 e 24 de abril, a Feira do Alvarinho e do Fumeiro volta ao largo do Mercado Municipal de Melgaço com provas comentadas, showcooking de chefs estrelados, música ao vivo e expositores com vinhos, queijos, doçaria e outros produtos locais.

Com um legado de edições que somam 27 anos, a Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço está de regresso esta semana a Melgaço, durante três dias, entre 22 e 24 de abril, juntando provas comentadas, degustação de vinhos e fumeiro local, showcooking de chef estrelados, tasquinhas e música ao vivo.

Depois de uma pausa de dois anos, a iniciativa está de volta ao largo do Mercado Municipal daquela localidade, e arranca já esta sexta-feira, dia 22, pelas 18h. A inauguração contará com uma saudação ao vinho Alvarinho pela Real Confraria do Vinho Alvarinho. Nos restantes dias, as portas abrem ao público pelas 10h, contando com a presença de 27 produtores de Alvarinho, uma das mais conhecidas castas brancas ibéricas, além de 15 produtores de fumeiro, doçaria, queijos e outros produtos locais.

Na gastronomia, o mote é dado pelos chefs Arnaldo Azevedo e Vítor Matos, líderes de restaurantes Michelin no Porto (Vila Foz e Antiqvvm, respetivamente), que encabeçarão as sessões de showcooking, além de Cristina Manso Preto. Os três terão o mesmo objetivo na feira: criar propostas gastronómicas que incluam produtos autóctones melgacenses. Entre outros destaques da programação incluem-se a presença do sommelier Manuel Moreira, que explorará temáticas como a versatilidade dos espumantes Alvarinho, e o concurso do Mel, Salpicão, Presunto e Broa de Melgaço.

 

 

Continue a ler este artigo em Evasões.

Últimas