Tua Vinharia: Com o vinho a soltar a língua

A experimentar

Na Póvoa de Varzim, a Tua Vinharia aposta na divulgação de produtores e enólogos que, nos últimos anos, têm surgido no País, juntando tradição e inovação

Carregamos connosco os lugares por onde passamos. Isso é por demais evidente na Tua Vinharia, a garrafeira aberta na Póvoa de Varzim, em 2019, por Carla Fonseca e Jaime Xavier. Após anos a viverem em Timor-Leste, regressaram a Portugal e resolveram fixar-se na terra natal de Carla. Apreciadores de vinho, não encontravam na cidade as referências que apreciavam. “Abrimos a loja não só para vender vinho, mas para criar alguma dinâmica”, conta Jaime, vestido com uma camisola poveira, mais bairrista do que a sua mulher.

A palavra Tua significa vinho em tétum e, sendo também um dos afluentes do Douro, era ideal para fazer a ponte com uma das regiões vitivinícolas preferida do casal. Mas na Tua Vinharia todo o País está representado, em mais de 400 referências, a que se juntam o café e o chá de Timor (hoje, menos, pelas dificuldades na importação), assim como azeites, conservas, biscoitos e até produtos mais bizarros – como as meias Stereo Socks.

Continue a ler o artigo em Visão.

Últimas