Mini Folares de Páscoa

A experimentar

Pois é, a Páscoa está aí. Quando pensamos no tempo, ele foge e quando damos por isso passou outro ano.

Mas o calendário não espera e agora o que vem a seguir é a Páscoa. Para vos ajudar a preparar ou os vossos presentes ou as vossas refeições, trago-vos uma receita de folar.

Doce tradicional desta época do ano e em Portugal há várias receitas, conforme as regiões.

A Norte são mais salgados, mais para sul mais doces, simples, ou com ovos cozidos e outros ingredientes que se quiserem juntar.

A sua história é muito antiga, até tem uma lenda de amores e desamores, que já contei aqui, em outra ocasião. Mas a história religiosa, está ligada á Páscoa. Onde se comemora, a amizade, a reconciliação com os padrinhos a oferecerem folares aos seus afilhados, como símbolo da sua ligação.

Gosto de pão doce, mas confesso que não acho grande graça aos que têm ovos cozidos. Eu sei, é uma tradição. E o seu significado é “vida nova” sendo o ovo a metáfora da Ressurreição de Cristo.

Mas religiões á parte, eu gosto mais de fazer os folares e decorá-los com ovos de chocolate, amêndoas e mesmo fios de ovos.

Hoje trago-vos uma receita que se faz com muita facilidade. Só tem de a deixar levedar. Quanto ao formato e tamanho, resolvi fazer folares individuais.

Espero que gostem.

Da Horta Para a Cozinha

Mini folares de Páscoa

Ingredientes:

300 ml de leite

75 gr de manteiga

1 pacote de fermento seco de padeiro

1 pitada de sal

100 gr de açúcar

2 ovos L

570 gr de farinha T55

1 c. de extracto de baunilha

1 laranja, só a raspa

1 ovo + 1 c. de sobremesa de água, para pincelar

sementes, chocolates, frutos secos picados, para decorar

Continue a ler o artigo em Da Horta Para a Cozinha.

Últimas