A sustentabilidade n´A Cozinha de António Loureiro

A experimentar

Produtos locais e sazonais estão na base da Cozinha Km. Zero que o restaurante Estrela Michelin de Guimarães pratica.

O período pandémico serviu ao chefe António Loureiro, do restaurante estrelado A Cozinha, localizado no centro histórico de Guimarães, para procurar, visitar e provar os produtos da rede de fornecedores locais capazes de ir ao encontro da filosofia da Cozinha Km. Zero que implementou no seu restaurante.
No fundo, trata-se de promover uma relação privilegiada com produtores localizados nas proximidades, minimizando custos de transporte e, consequentemente, a pegada carbónica associada à cadeia logística de fornecimento, ao mesmo tempo que apoia e valoriza a produção local, os produtos sazonais e a economia da região. Tudo com um toque de contemporaneidade na cozinha que pratica, respeitando as tradições da gastronomia regional.
Tal não significa que António Loureiro não procure outras paragens e outras regiões nacionais, visando conhecer e partilhar o trabalho com outros chefes.

E, para reunir alguns destes produtores – que não se conheciam entre si -, promovendo a troca de experiências, redes de conhecimento e até modos de produção, nada como um jantar n’A Cozinha. Este juntou produtores oriundos exclusivamente de Guimarães.

Continue a ler o artigo em Revista de Vinhos.

Últimas