Bolo de chocolate branco e framboesas

A experimentar

Gosto muito de bolos com fruta. Este foi feito para piscar o olho à primavera, que está quase a chegar, por isso resolvi usar framboesas.

No final, a minha intenção ficou um pouco pelo caminho: o bolo acabou por me parecer um pouco invernoso, devido ao açúcar em pó.

Mas, lembre mais o inverno ou a primavera, uma coisa é certa: ficou delicioso!

FRAMBOESAS E CHOCOLATE BRANCO: UMA DUPLA GULOSA

A receita da massa está no meu livro, Estava Tudo Ótimo! É o bolo Yang da pág. 162, só aumentei ligeiramente às quantidades e alterei a temperatura e o tempo de forno, pois esta forma é mais alta. Em vez da cobertura de chocolate do livro, esta versão leva uma camada de compota de framboesas na massa, e framboesas frescas na decoração. É um bolo macio, fofo e húmido ao mesmo tempo, uma receita ótima para gastar claras que andem esquecidas no frigorífico.

BOLO DE CHOCOLATE BRANCO E FRAMBOESAS

INGREDIENTES

125 g de framboesas

1 colher de sobremesa de açúcar mascavado

1 colher de sopa de água

240 g de claras (cerca de 8)

80 g de azeite extravirgem suave

85 g de açúcar

125 g de farinha sem fermento

1 colher de sobremesa de fermento em pó

75 g de chocolate branco picado

Framboesas e açúcar em pó para decorar

MÉTODO

Começa por levar as framboesas num tachinho ao lume, com uma colher de sobremesa de açúcar mascavado e um pouco de água, cerca de 1 colher de sopa.

Vai mexendo e retira do lume quando o açúcar tiver derretido e as framboesas tiverem amolecido e começado a largar sumo. Deixa arrefecer.

Liga o forno nos 170º C.

Unta muito bem com manteiga e polvilha com farinha uma forma tipo pudim pequena – a que usei neste post não tem buraco e mede 12 cm de altura e 16 cm de diâmetro na parte mais larga.

Peneira a farinha e o fermento para uma taça e reserva. Bate as claras em castelo e reserva.

Noutra taça, bate o açúcar com o azeite. Aos poucos e de forma intercalada, vai adicionando a farinha e o fermento peneirados e as claras em castelo.

Por fim, envolve o chocolate branco.

Coloca no fundo da forma a compota de framboesa preparada anteriormente, mas descartando o excesso de líquido (podes guardá-lo para servir com o bolo, por exemplo – a ideia é que não escorra muito sumo quando desenformares o bolo).

Verte a massa para a forma e leva a cozer durante cerca de 55 minutos.

Últimas