Brindar ao pai entre adegas, tasquinhas, marisqueiras e restaurantes de luxo

A experimentar

Para um pai que valoriza experiências enogastronómicas, pode contar com alguns programas dedicados a esta data, um pouco por todo o país. Entre restaurantes memoráveis, visitas a adegas, feiras de gastronomia, comida de autor que termina em golfe ou uma ronda pelas tascas, inspire-se para o levar numa viagem de consolo.

MENUS, VINHOS E AZEITES PARA DEGUSTAR

1 | Vinhos, jardins e um bosque (Baião)

A Quinta de Santa Teresa, da A&D Wines, situada em Baião, sub-região dos Vinhos Verdes, a um passo da região do Douro, assinala a data com quatro programas de visitas e provas. Vale a pena conhecer o bosque, os jardins e as vinhas, com uma cepa de avesso bicentenária. No fim, os visitantes recebem uma garrafa de vinho.


2 | Refeições de luxo com o Douro em fundo (Gaia)

O hotel de luxo The Yeatman, em Gaia, propõe uma experiência gastronómica para pais e filhos, rente às memórias de infância. Neste sábado, ao almoço, há quatro pratos harmonizados com vinhos – e vista para o Douro. Em agenda estão ainda jantares vínicos focados em produtores de diferentes regiões. O próximo, dedicado à Bacalhôa, é no dia 31, com menu do chef Ricardo Costa (duas estrelas Michelin).

(Fotografia: DR)


3 | Comida de chef e iniciação ao golfe (Coimbra)

Saborear os pratos do chef Vítor Dias e praticar golfe em família, ao abrigo de um novo programa, são as propostas do Hotel Quinta das Lágrimas, em Coimbra. Neste sábado, no restaurante Pedro & Inês, o menu de almoço inclui oferta do digestivo ao pai; e, ao jantar, o Arcadas apresenta o “Menu Lágrimas”, sendo que reservas familiares de quatro ou mais pessoas dão direito a uma garrafa de vinho, no fim.

A fachada do Hotel Quinta das Lágrimas.
(Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens)


4 | Jantar, brunch e garrafa personalizada (Lisboa)

O hotel de luxo InterContinental Lisbon tem jantar e brunch dedicados aos pais, que levam para casa uma garrafa de vinho personalizada. No dia 19, o restaurante Akla serve um menu que inclui cabrito confitado; e, no dia seguinte, tem lugar o brunch “Chocolate & Nuts”. Há um pacote familiar que também engloba dormida.

 5 | Degustar vinhos com uma perfumista (Lisboa)

A perfumista Cláudia Camacho (também conhecida como The Fragrant Lady) conduz o evento “Perfumes e vinhos”, no próximo dia 26, na BOCAE, em Lisboa. Trata-se de uma experiência de degustação e análise de vinhos ancorada no olfato, que permite explorar os paralelismos entre aquelas bebidas e os perfumes. Inclui petiscos, e repete-se nos dias 9 e 30 de abril.


6 | Visitar uma adega de família (Alenquer)

“Discovering Chocapalha” é o programa que a Quinta de Chocapalha, no concelho de Alenquer, tem para o Dia do Pai. A atividade, acompanhada por um elemento da família Tavares da Silva, detentora da propriedade, consiste numa visita guiada à adega e à sala de barricas, terminando com uma prova de três vinhos e aperitivos.

7 | Azeite nacional à lupa e no pão (Lisboa)

A loja LOA, em Lisboa, é dedicada ao azeite produzido em Portugal, e promove um workshop sobre ele. Ricardo Faria explica como é feito, ensina a ler rótulos e a distinguir entre azeite virgem extra, virgem e refinado. Dá também a provar sete azeites, cinco deles premiados – com pão ou em copo, como nos concursos.

Continue a ler o artigo em Evasões.

Últimas