Londres recebe festival de vinho, gastronomia e cultura portuguesa

A experimentar

Max Graham está apostado em partilhar o espírito de Portugal na capital britânica. Tem dois restaurantes e prepara agora o Festa.

Os ingleses são grandes apreciadores de vinho do Porto, mas não só. Há uma nova geração de apreciadores de vinho que querem saber mais do mundo vitícola, conhecendo novos produtores e novas castas, e é para esses que Max Graham e Sarah Ahmed estão a organizar o Festa, um festival que pretende celebrar o vinho, a gastronomia, música, artesanato, artes e design português, em Londres. Será a 24 e 25 de junho, em Tobacco Dock, na zona leste da cidade, onde estarão 52 produtores a dar a provar mais de 250 vinhos.

Max Graham é filho do fundador da Churchill”s, produtora de vinhos do Porto e Douro, e foi no Porto e no Douro que passou grande parte da infância. Hoje vive em Londres, mas não esconde o “orgulho” na herança portuguesa e a vontade de a espalhar pelo mundo. Ou ao menos em terras de Sua Majestade. Em 2016, abriu o Bar Douro, em London Bridge, que hoje é um dos principais restaurantes e wine bar portugueses na capital inglesa, com uma carta com mais de 200 vinhos, e ao qual se juntou, a partir de 2020, o Bar Douro City, em Liverpool Street.

Com a pandemia, e o encerramento dos restaurantes, nasceu a loja online Bar Douro, com mais de 100 referências, e o clube de vinhos que, a cada trimestre, lança uma caixa de seis vinhos portugueses, devidamente acompanhados por sugestões de harmonização e das notas de prova de Sarah Ahmed, uma das mais conceituadas críticas de vinho e profunda conhecedora dos vinhos portugueses, e que tem sido parceira de Max Graham nos seus projetos.

Continue a ler o artigo em Dinheiro Vivo.

Últimas