Vinhos que são bons amigos da lampreia

A experimentar

Em tempo de tão especial iguaria, nada melhor do que revelar cinco vinhos que merecem sentar-se à mesma mesa da lampreia.

Para apreciadores tradicionais, o Vinhão do Vinho Verde sobe ao palco e confirma esse nobre estatuto, até porque, com o passar dos anos, foi trilhando novos caminhos e revelando facetas desconhecidas. No entanto, não faltam alternativas para acompanhar um peixe capaz de gerar igual número de amores e desamores. Neste Bloco de Notas, dois tintos do Douro que, dada a polivalência, complexidade, volume, acidez e teor de taninos, harmonizam na perfeição com a lampreia. Bom apetite!


Madrinha Grande Escolha 2020

Vinho Verde
Margarida Vasconcelos & Leites
Vinhão
8,50 euros

É, seguramente, um dos mais tradicionais verdes tintos. A experiência de século e meio de atividade da Adega dos Leões, produtor da sub-região de Basto, é sublinhada na plenitude da tipicidade. Cor, cerrada, nariz, frutado, e boca, com final longo, revelam uma personalidade viva, cativante. À (boa) moda antiga.


Restrito Tinto Colheita 2017


Douro
Restrito
Touriga-nacional, touriga-franca e tinta roriz
8,50 euros

O projeto, iniciado em 2006, continua a somar êxitos. E este tinto é um belíssimo exemplo. Os seis meses em madeira proporcionaram-lhe elegância e equilíbrio. De cor grená e boa estrutura, o aroma a frutos vermelhos – com ligeiros apontamentos tostados – destaca-se. A polivalência gastronómica é trunfo, amplamente superado quando acompanha lampreia.

Continue a ler o artigo em Notícias Magazine.

Últimas