Esta sexta-feira, dia 4 de março, ao jantar, pode conhecer o melhor da gastronomia da Ucrânia através do menu de degustação de 12 pratos preparado pelo chef Bogdan Tsvek, proprietário do restaurante SalVagem, em Queijas.
É em Queijas, num bairro residencial, às portas de Lisboa, que esta noite todos vão ter a oportunidade de provar um menu de degustação com o melhor da gastronomia da Ucrânia e (também) ser solidários. Tudo começa e deve acabar com um shot de vodka, um brinde pela nação ucraniana: Slava Ukraini, ou seja, Glória Ucrânia!

“Борщ Червоний” (“Sopa de beterraba”), “Вeнiгрет” (“Salada de beterraba, feijão e fermentados”), “Голубці” (“Couve recheada com carne e arroz”), “Перець y Сметані” (Pimentos assados com molho branco com trigo sarraceno”) e “Бабусuн Пиріг” (“Bolo de maçã com gelado”) são algumas das especialidades ucranianas que pode conhecer – ou repetir – todas as sextas-feiras, ao jantar, no restaurante de dois ucranianos, Lídia, a mãe, e Bogdan Tsvek, o filho e chef, do SalVagem.
Carne, peixe, saladas e doces fazem parte do menu de degustação, composto por doze momentos, que dá a conhecer a mais genuína cozinha tradicional do país. “Os nossos pratos, tal como o processo de fermentação, são feitos exatamente da mesma forma que as minhas avó, bisavó e trisavó faziam”, garante Lidia Tsvek, a viver em Portugal há cerca de 20 anos.

Lidia e Bogdan são oriundos de Chernivtsi, no sudoeste da Ucrânia, junto da fronteira com a Roménia. Lá, onde as mesas se querem fartas, os fornos a lenha estão sempre acesos, quer seja para aquecer a casa ou para cozinhar pratos que são confecionados durante longas horas, em lume brando. Especialmente nesta região, onde o duro trabalho no campo tem forte expressão, os pratos querem-se “fortes” para ajudar à árdua tarefa. Os vegetais e os legumes são consumidos de acordo com o que a terra dá e a carne é proveniente do pasto.
Continue a ler o artigo em Expresso.