Mais refeições e menos tempo na cozinha

A experimentar

O batch cooking (ou cozinhar por lotes) consiste em preparar em poucas horas a comida para toda a semana. É um de vários métodos de organização doméstica para reduzir o tempo passado ao fogão, cuidar da alimentação e evitar o stress do fim de dia.

Ao final da tarde, todos os dias, há um drama que se desenrola em muitos lares. Chama-se “O que é que fazemos para o jantar?” e, por norma, envolve um diálogo mais ou menos assim:

– Se calhar faz-se uma salada com frango…

– Acho que já não temos rúcula nem tomate, podes ir comprar?

– Mas a esta hora vai estar muita gente no supermercado e eu ia agora dar banho aos miúdos.

– Olha, paciência, manda-se vir uma piza.

Chegar a casa e já ter o jantar pronto não é um luxo: é uma arte que se domina com método e organização. Por exemplo, através do “batch cooking”, cozinhando em poucas horas refeições para toda a semana. “Assim podemos reduzir o tempo que passamos na cozinha e, ao mesmo tempo, cuidar da nossa alimentação, evitando o recurso a alimentos ultraprocessados, e poupando energia: a nossa e a da casa”, esclarece Lilian Barros. A chave deste método, explica a nutricionista clínica, está na planificação da ementa semanal, na organização antecipada do que se vai comprar e na otimização da preparação das refeições. “Logicamente, perde-se menos tempo a cozinhar cinco doses de arroz de uma vez do que ter de fazer cinco doses individuais. Além disso, poupa-se dinheiro, pois só se liga o forno ou o fogão uma vez.”

Joana Costa Roque, autora do blog “As minhas receitas” e de seis livros, entre eles “Cozinha organizada, jantar na mesa” (Manuscrito Editora, 2021), também vê muitas vantagens no método. O primeiro passo, ainda antes das compras, é saber o que há na arca congeladora e na despensa. “A maioria das pessoas diz que tem de ir às compras e que ‘não tem nada’ em casa, mas depois de inventariar a despensa e o congelador, vê que ainda é possível fazer muitas refeições com o que, afinal, ainda tinha.” Feito o inventário, há que planificar a ementa para a semana e listar o que falta fazer. Com as compras em casa, é preciso definir um dia e o momento conveniente e, em duas ou três horas, fazem-se os jantares da semana toda.

Continue a ler o artigo em Notícias Magazine.

Últimas