Com espaço renovado, nova ementa e uma vontade ilimitada de ajudar, o projeto É Um Restaurante deu início a um novo ciclo solidário e gastronómico.
Em outubro de 2019, a inauguração do projeto É Um Restaurante foi um sinal de esperança e uma chamada de atenção para a situação dos sem-abrigo em Lisboa. A pandemia obrigou ao fechar de portas e à reorganização da função solidária. Agora, com espaço renovado e nova ementa, o projeto, coordenado na cozinha pelos chefs Nuno Bergonse e David Jesus, reforça a missão de formar e criar oportunidades de emprego a pessoas em situação de sem-abrigo e dá início a um novo ciclo solidário e gastronómico.
Recorde-se que este é um projeto de empreendedorismo social da Associação Crescer em que os serviços de atendimento ao cliente, cozinha e sala são assegurados por pessoas que estão ou estiveram em situação de sem-abrigo, e que têm aqui uma oportunidade de mudar de vida. Nesta iniciativa, os selecionados para integrar cada turma (o projeto abriu agora a quarta turma de formandos) começam a aprendizagem na Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Lisboa, seguindo-se a formação “on the job”, já no restaurante, onde durante quatro a seis meses estão ativamente a trabalhar nos serviços de sala e cozinha. O passo seguinte é um estágio num restaurante da região, com vista à posterior integração no mercado de trabalho. Até ao momento, dos formandos que fizeram parte das três turmas formadas pela iniciativa, 50% já estão integrados, explica a associação Crescer, em comunicado.
Continue a ler o artigo em Expresso.