Esta quinta-feira é o Dia Internacional do Vinho do Porto. Até novembro as vendas de Porto nos mercados externos cresceram 15%. Reino Unido e EUA foram os principais motores
Na longa história da mais antiga Região Demarcada do Mundo, o Dia Internacional do Vinho do Porto impôs-se sem aviso prévio, a partir de uma iniciativa de marketing pensada para um único ano. Tudo começou há uma década, com uma campanha de promoção transfronteiriça desenhada para os EUA que juntou o Porto, o Xerez e o Champanhe à volta do tema Wine Origins (as origens do vinho).
“Cada vinho teve o seu dia e a ideia era simplesmente celebrar o Dia Internacional do Vinho do Porto a 27 de janeiro desse ano, enquadrado numa ação de promoção sobre as suas origens, no Douro, em Portugal”, explica Isabel Marrana, diretora-executiva da AEVP – Associação das Empresas de Vinho do Porto, reconhecendo que a iniciativa ditada pelo marketing acabaria por “pegar de forma quase inesperada e ficar em agenda, ano após ano”.
Para o sector, o Porto Wine Day ou o Dia do Vinho do Porto continua a ser celebrado oficialmente a 10 de setembro, a assinalar a criação da mais antiga Região Demarcada do Mundo, em 1756, pela mão do Marquês de Pombal. Mas, 27 de janeiro veio duplicar a festa e “provar que todos os dias são bons para beber e celebrar o vinho do Porto”, refere.
Continue a ler o artigo em Expresso.