A Comissão Europeia lançou ontem os convites à apresentação de propostas de 2022 para programas europeus de promoção agroalimentar, na UE e no estrangeiro. À semelhança de 2021, este ano coloca um foco especial na promoção de produtos e métodos que apoiam mais diretamente os objetivos do Pacto Ecológico Europeu. Isso inclui a promoção de produtos biológicos, frutas e legumes e agricultura sustentável.
185,9 milhões de euros são atribuídos à promoção de produtos agroalimentares da UE dentro e fora da UE. Do orçamento total, 176,4 milhões de euros destinam-se ao cofinanciamento de programas de promoção a selecionar a partir das propostas que respondem aos convites publicados. O restante financiamento apoiará as iniciativas da UE nesse domínio.
A política de promoção cofinanciará campanhas em consonância com as ambições do Pacto Ecológico Europeu, apoiando os objetivos da estratégia “Farm to Fork”, o plano de ação biológico da UE e a comunicação sobre a iniciativa de cidadania europeia «Acabar com a idade da gaiola». Por exemplo, para aumentar a coerência com o objetivo da estratégia “Farm to Fork” de aumentar o consumo sustentável, o material de promoção visual de todas as campanhas na UE destinadas aos consumidores terá de consultar as Diretrizes Dietéticas Baseadas em Alimentos do país da UE visado.
Continue a ler o artigo em TecnoAlimentar.