8 receitas fáceis de cocktails para a noite da passagem de ano

A experimentar

Levam gin, whisky, vodka, tequila, vinho ou espumante. Receita de oito cocktails para fazer um brilharete em casa, na noite mais longa do ano. Boas entradas em 2022!

 

1. Spicy Hot Chocolate, por André Melhor, bartender do restaurante JNcQuoi Asia, Lisboa

Ingredientes

5 cl tequila infusionada

3 cl agave ou mel

15 cl chocolate quente

Natas (chantilly) para preencher

Tequila infusionada

5 cl tequila por cocktail

Malaguetas

Pimenta

Preparação

Juntar a infusão de tequila ao chocolate quente e decorar a gosto. Juntar o agave ou mel ao chocolate quente e tequila no final como adoçante, caso necessário. Decorar com as natas por cima do cocktail.

2. Ganso Mudo, por João Pedro Bruno, bartender do restaurante FOGO, Lisboa

Este cocktail combina toranja e mel, gengibre – para lhe dar alguma frescura -, e lúcia-lima colhida manualmente, em Oliveira de Azeméis.  Para beber antes, durante ou mesmo no final de cada refeição, o Ganso Mudo faz parte do menu de bar do restaurante FOGO, do chefe Alexandre Silva, em Lisboa.

Ingredientes

50 ml Grey Goose le Citron

80 ml sumo de toranja

40 ml xarope de mel e de gengibre

20 ml clara de ovo

Soda lucia-lima top up

Preparação
Num shaker, sem gelo, colocar o sumo de toranja fresco, o xarope de mel e gengibre, a clara de ovo e a bebida Grey Goose le Citron. Num shaker, verter para copo alto, tipo highball, finalizar com chá de lucia-lima gaseificado. No topo, acrescentar pó de gengibre.

3. Quattro Teste’s Il Bombardino (A Bomba, em português), por Alfonso del Portillo, bartender do bar Quattro Teste, Lisboa

Alfonso del Portillo dá o seu toque a esta versão italiana do eggnog, uma bebida tradicional dos Alpes e de outras zonas montanhosas em Itália, preparada quando o frio começa a dar sinais e muito apreciada no Natal.

Ingredientes

80 ml licor VOV (licor de ovo típico do norte de Itália)

40 ml brandy ou whisky

Natas a gosto

Caramelo salgado q.b.

Canela em pó q.b.

Pannetone a gosto

Preparação

Aquecer o licor VOV, sem deixar ferver. Adicionar o brandy ou o whisky e mexer. Bater ligeiramente as natas e incorporar o caramelo salgado.

Colocar a bebida em canecas (ou outro copo a gosto), cobrir com o creme de caramelo salgado e decorar com pedaços de pannetone. Acrescentar um pouco de canela por cima e está pronto a beber!

Continue a ler o artigo em Visão.

Últimas