Portugal e Escócia servem-se à mesa do restaurante Plano, em Lisboa

A experimentar

E se um jantar fosse acompanhado de whisky, do início ao fim da refeição? No restaurante Plano, em Lisboa, o chefe Vitor Adão criou um menu especial que casa com destilados escoceses.

O desafio, lançado pelo chefe de cozinha Vítor Adão, não tinha como condição ser-se apreciador de whisky, nem tão-pouco um grande conhecedor. Aliás, sobre estes jantares especiais, que só acontecem mediante reserva antecipada no Plano, no bairro lisboeta da Graça, saberíamos apenas que envolviam comida e… whisky, pois.

Confirmada a nossa presença, no dia combinado, sentámo-nos à mesa do restaurante, prontos para experimentar o menu especial criado para combinar com sete dos oito novos whiskys escoceses acabados de lançar pela Diageo, o maior fabricante de bebidas destiladas do mundo, com sede em Londres.

À nossa frente, em cima do individual, estava um caderno e uma caneta para tirar notas, e um jarro de água. Por companhia, na sala da garrafeira, tínhamos alguns curiosos (tal como nós) pelo resultado daquela combinação arriscada e original. Entre eles, estava Honório Oliveira, embaixador das marcas de luxo da Diageo em Portugal, um expert neste mundo dos destilados e responsável pelo que viria a transformar-se numa verdadeira aula.

Todos os anos, desde 2001, que a Diageo lança estes whiskys únicos. Esta nova coleção, dizem-nos, chama-se Legends Untold e é composta por oito whiskies – a Portugal, chegam apenas 12 garrafas de cada um, que estão à venda na Garrafeira Nacional, em Lisboa. Entre estes, encontra-se o Oban 12 anos, considerado o melhor do mundo em 2021 pelo site UPROXX – The Culture of Now.

Continue a ler o artigo em Visão

Últimas