Quatro lojas com vinhos, chocolates e queijos para oferecer no Natal

A experimentar

Chocolates belgas, produtos gourmet nacionais e ainda vinhos são as prendas que pode encontrar nestas lojas.

Arroba e Meia Vila Nova de Gaia

É voltada para o rio Douro que fica a Arroba e Meia, uma mercearia aberta no verão, onde se apela “à nostalgia de casa dos avós”, contam Soraia Henriques e Sofia Martins. O projeto de cabazes entregues ao domicílio que arrancou durante a pandemia acabou por ganhar uma casa, na Rua General Torres. O objetivo das duas amigas é trabalhar com “produtores nacionais e, preferencialmente, locais”, de forma a ter um pouco de tudo. Os frescos chegam ali vindos de Matosinhos, de Paredes ou do Marco de Canaveses; os azeites Pintarroxo, Cartola e Quinta de Alvar são de Trás-os-Montes; os queijos vêm do Peso da Régua e dos Açores. Biscoitos há-os da Fábrica Taboense, da Diplomata, da Essência do Minho e da Bilbaus; e chocolates da Pedaços de Cacau, para acompanhar com vinho do Porto da Poças Júnior ou Ginjinha. Em querendo-se, tudo isto pode ir dentro de um cabaz, com dois ou mais produtos.
Se a oferta abrir o apetite, sugere-se sentar na zona de degustação e pedir uma fatia de folar ou uma tábua de queijos enchidos. ALS

theLAB Flavor Shop Porto

O que primeiro salta à vista na loja theLAB são os vinhos de “terroir”, maioritariamente naturais, orgânicos e biodinâmicos, de pequenos produtores independentes, as cervejas artesanais e demais bebidas. Mas a sua oferta compreende também sabores de produção própria, que pretendem ser uma festa para o palato: os condimentos da nova marca Portuguese Condiment Company, de Mariana Cardoso e Ryan Opaz, que dão as boas-vindas a quem entra e estão ligados tanto à cozinha como ao turismo.
Mariana tem a empresa Lazy Flavors; e Ryan, americano residente no Porto, além de ser CEO da Catavino Tours, acaba de publicar, com Simon J Woolf, o livro “Foot Trodden – Portugal and the wines that time forgot” (“Pisa a pé – Portugal e os vinhos que o tempo esqueceu”). Em plena pandemia, decidiram criar algo juntos.

Continue a ler o artigo em Evasões.

Últimas