O espírito de Natal servido no Douro – Casa dos Ecos by Pedro Lemos

A experimentar

A quadra natalícia aproxima-se e com a sua chegada surgem também os momentos de convívio e reunião com familiares ou amigos. Inspirando-se na quietude e beleza da paisagem do Douro durante os meses de inverno, o Chefe Pedro Lemos criou dois menus especiais para o restaurante Casa dos Ecos, projeto que resulta de uma parceria com a família Symington. Seja para degustar estes menus, pensados especialmente para esta quadra, ao almoço ou ao jantar, é ainda possível complementar a experiência com uma visita e prova de vinhos no Centro de Enoturismo da Quinta do Bomfim.

À mesa, a broa de milho, o trigo de Favaios, o folar transmontano, as azeitonas e o azeite da Quinta dão as boas-vindas aos comensais, seja qual for a opção escolhida. As particularidades dos menus criados por Pedro Lemos fazem-se notar sobretudo nos pratos principais e na harmonização com os vinhos do portfólio da família Symington. Na primeira opção criada pelo Chefe, depois das entradas – cujas sugestões passam por canja de codorniz ou feijoada de sames –, destacam-se o polvo à lagareiro e a vitela no forno a lenha, acompanhados com Altano Rewilding Tinto.

Já no segundo menu, as entradas passam por uma tábua de enchidos de porco bísaro e queijo merendeira no forno, acompanhados de Altano Branco Reserva. Como pratos principais, um incontornável do Natal, o bacalhau com todos, e ainda o cabrito assado no forno a lenha. Ambos os pratos são harmonizados com o vinho Post Scriptum. Nas sobremesas, os menus apresentam rabanadas e leite-creme, para serem degustados com vinho do Porto.

Continue a ler o artigo em Revista de Vinhos.

Últimas