Conheça 8 vinhos verdes perfeitos para acompanhar pratos de bacalhau

A experimentar

Renato Cunha, chef e proprietário do restaurante Ferrugem, em Famalicão, sugere os melhores vinhos verdes para alinhar à mesa com o “fiel amigo”. O restaurante foi distinguido com um Garfo de Ouro, na edição 2021, do guia Boa Cama Boa Mesa 2021.

“Harmonizar vinho com bacalhau de cura tradicional, pressupõe desde logo, encontrar vinhos que evitem o conflito entre taninos e sal. O bacalhau, que tem um estatuto próprio no reino dos peixes, é cozinhado de múltiplas formas e, de acordo com os ingredientes de que se faz acompanhar, adquire estruturas de sabor e texturas que exigem diferentes acompanhamentos vínicos”, explica Renato Cunha.

chef e proprietário do restaurante Ferrugem, em Vila Nova de Famalicão, distinguido com um Garfo de Ouro, na edição 2021, do guia Boa Cama Boa Mesa 2021 avança nas melhores sugestões para harmonizar pratos de bacalhau com vinhos verdes:

“Comecemos por um petisco de taberna, excelente para alimentar uma conversa: salada fria de bacalhau cru desfiado com azeite, cebola e azeitonas. Gosto de converter a cebola em pickle e de completar com ovo cozido esfarelado e salsa picada, acrescentando-lhe acidez, estrutura e perfume. O Quinta do Cruzeiro Unfiltered 2017, um lote com Loureiro e Alvarinho, com excelente acidez e teor alcoólico contido, revela-se muito gastronómico e ótima companhia para o prato e contexto. Outro vinho que me faria muito feliz seria o Aveleda Parcela do Convento 2018, 100% Loureiro.”

Renato Cunha, chef e proprietário do restaurante Ferrugem
Gabriel Costa

Continue a ler o artigo em Boa Cama Boa Mesa.

Últimas