Vinho branco e queijo: Conheça 6 harmonizações perfeitas para surpreender os amigos

A experimentar

Consistência, sabor, aroma e textura determinam a escolha do vinho perfeito para um tipo de queijo, sublinha Patrícia Peixoto, enóloga da Casa de Santa Vitória, que apresenta seis propostas de vinhos brancos e queijos, que casam na perfeição.

Consistência, sabor, aroma e textura determinam a escolha do vinho perfeito para um tipo de queijo, sublinha Patrícia Peixoto, enóloga da Casa de Santa Vitória, que apresenta várias propostas de vinhos brancos e queijos, que casam na perfeição e que podem ajudar a surpreender família e amigos:

Santa Vitória Grande Reserva Branco 2019 (Casa de Santa Vitoria, Alentejo)
Intenso no aroma, com ligeira acidez, o Queijo Nisa DOP convida um vinho igualmente aromático e vivo. A casta Arinto, presente no lote, garante uma ligação perfeita. O estágio de 7 meses em barricas de carvalho francês acrescenta o porte necessário para fazer este branco alentejano perdurar no tempo.

Val Moreira Branco Reserva 2019 (X Vinus, Douro)
Com uma acidez bastante presente, promovida pela conjugação das castas de vinhas velhas vindas de terras altas aliada ao estágio e fermentação prolongada em barricas de carvalho, apresenta-se com uma complexidade e estrutura bem evidente, mas equilibrada. No Queijo de Cabra Transmontano DOP, de aroma agradável, sabor limpo e ligeiramente picante encontramos a melhor combinação.

Continue a ler o artigo em Boa Cama Boa Mesa.

Últimas