Galette de maçã com molho de caramelo salgado

A experimentar

O artigo foi originalmente publicado em Lume Brando.

Sabias que a galette, este tipo de tarte rústica, tem a sua origem nos crepes típicos da Bretanha?

Aliás, a receita típica do noroeste de França dá pelo nome de ‘galette bretonne’, mas se pesquisares e vires as fotos, assemelha-se mais ao que nos habituamos a chamar de crepe, sendo a versão salgada, cuja massa é tradicionalmente feita com farinha de trigo sarraceno, a mais conhecida.

SOL DE OUTONO: GALETTE DE MAÇÃ COM MOLHO DE CARAMELO SALGADO

A minha teoria para justificar o nome destas tartes rústicas, como a galette de maçã com molho de caramelo salgado que hoje trago, é a de que herdaram esta designação devido às dobras de massa a toda a volta. Mas confesso que não fui confirmar esta hipótese.

Já disse aqui que adoro fazer estas tartes. Não é preciso forma ou tarteira, são uma maneira prática e rápida de dar uso a fruta em excesso – os mais preguiçosos podem até usar massa de compra – e ficam sempre com um ar super apetitoso.

MOLHO DE CARAMELO SALGADO: O SEGREDO DESTA GALETTE DE MAÇÃ

Havia já uma galette de maçã aqui no site, mas esta versão de 2021 levou o upgrade do molho de caramelo salgado e já não sei se consigo voltar à antiga.

E apesar de já ter usado outras massas para fazer galettes, digamos que menos calóricas, esta massa quebrada caseira é a minha favorita: fica leve e estaladiça, absolutamente viciante 🙈

A maçã é um fruto de outono ótimo para galettes, mas a verdade é que se pode fazer esta receita com muitas outras frutas – e até legumes e vegetais, para versões salgadas deliciosas.

Aqui no site encontras também estas variações:

• Galette Crumble de Ameixa

• Galette de Abacaxi

• Galette de Maçã

GALETTE OU ROLO DE MAÇÃ? UMA MASSA, UMA FRUTA, DUAS SOBREMESAS

A receita que vão encontrar mais abaixo é a da galette, mas há uns tempos partilhei no Instagram imagens de outra possibilidade com esta massa e com esta fruta: um rolo ou uma espécie de strudel, que pode ser igualmente servido com o molho de caramelo salgado.

Sugestão: fazer o dobro da massa e congelar metade. Depois, quando apetecer uma receita doce de conforto, é só deixar descongelar e já está meio trabalho feito ☺️

GALETTE DE MAÇÃ COM MOLHO DE CARAMELO SALGADO

PARA A GALETTE

INGREDIENTES PARA A MASSA

125 g de farinha sem fermento T55

60 g de manteiga fria

1 ovo

30 ml de leite + para pincelar

1 pitada de sal

INGREDIENTES PARA O RECHEIO

Cerca de 7 maçãs – dependendo do tamanho

1 fio de sumo de limão

1 colher de sobremesa de amido de milho

4 colheres de açúcar amarelo ou a gosto

Canela em pó qb

Sementes de cardamomo qb (opcional)

Molho de caramelo salgado (receita abaixo)

‍Continue a ler o artigo em Lume Brando.

 

Últimas