Sol de inverno: Esplanadas citadinas onde o frio não faz parte da ementa

A experimentar

Com mantas aconchegantes, elegantes aquecedores, bebidas quentes, vinhos e cocktails para acompanhar petiscos retemperadores, nestas esplanadas citadinas o frio não faz parte da ementa.

Se a pandemia trouxe algum benefício aos espaços de restauração nacionais foi a ideia – há muito presente em quem viaja – de que estar ao ar livre é para todo o ano. Ainda mais face ao inverno “ameno” do nosso país quando comparado com o Norte da Europa. Esplanadas e espaços exteriores ganharam renovado protagonismo e continuam a merecê-lo, mesmo com chuva e frio. Sinta-se aconchegado nestas esplanadas urbanas.

Bela Lisboa
Almoçar, jantar ou bebericar um cocktail durante a tarde? Se a sala do Praia no Parque (Alameda Cardeal Cerejeira, Lisboa. Tel. 968842888), em pleno Parque Eduardo VII, com uma apetecível lareira, é um convite a desfrutar dos dias frios fora de casa, a esplanada, um terraço rodeado de verde, protegido do vento e aberto ao sol de inverno, não se fica atrás. Aproveite os aquecedores elegantes e as mantas quentinhas se for caso disso, e ponha-se à fresca no conforto dos sofás corridos ou das cadeiras que adotam o design original das cadeiras Gonçalo, da década de 50. Há uma secção de alimentos crus, dos legumes ao sushi, passando pelo carpaccio, e diversas opções mais compostas – e quentes – para partilhar. Acompanhe com vinho ou cocktails.
No interior do The Insólito (Rua de São Pedro de Alcântara, 83, Lisboa. Tel. 213461381) a decoração extravagante é um ponto a favor. Lá fora ganha a vista fabulosa para o Castelo de São Jorge. No coração do Bairro Alto, e ao lado do miradouro de São Pedro de Alcântara funciona no último piso de um palacete ao qual se acede por um dos elevadores mais antigos ainda em funcionamento na capital. Prove a “Tosta de mexilhão grelhado”, a “Lula gigante com caldo de amêndoa” ou o “Rib eye grelhado”, na companhia de um dos irreverentes cocktails a aludir ao imaginário onírico de Alice no País das Maravilhas.

The Insólito
DR

Se as águas tranquilas do Tejo o inspiram particularmente, suba ao SUD Lisboa Terrazza (Avenida de Brasília, Pavilhão Poente, Lisboa. Tel. 211592700), aprecie a vista incrível sobre o rio e a Ponte 25 de Abril que entra pelas janelas enquanto desfruta do conceito de partilha transversal às ementas preparadas para os vários momentos do dia. Divide-se em vários espaços, resguardados do vento, frio e chuva e particularmente apelativos ao pôr do sol. A piscina é que terá de ficar para dias mais amenos.
Também da paisagem sobre o Tejo se alimenta o horizonte do Ferroviário (Rua de Santa Apolónia, Lisboa. Tel. 217651869). Com diversas formas de aquecer as temperaturas baixas, dos aquecedores aos almoços bem compostos, da dança à música ao vivo, no espaço cool e descontraído do Ferroviário pode sempre apostar num cocktail, como o “1ª classe”, o “Miss Xabregas” e o “Cabaret da Roxa”.

SUD Terraza
DR

Entre o rio e o mar
No exterior do renascido Café In (Avenida Brasília, Pavilhão Nascente, 311, Lisboa. Tel. 213626249), a sala principal da esplanada tem no centro o bar de cocktails, e uma cabine do DJ. Além do menu executivo de almoço há snacks durante toda a tarde e uma carta de bebidas com dezenas de referências entre champanhes, vinhos e cocktails de autor, que pode bebericar no lounge com camas balinesas. Deixe-se ficar até à hora do jantar, quando entram em cena o marisco fresco e os pratos da cozinha portuguesa.
Entre o rio e o mar, em Oeiras, suba ao último piso do Templo dos Poetas e delicie-se com a vista abrangente sobre o Tejo, o Atlântico e o Cabo Espichel a partir do enorme terraço do Verso Rooftop Lounge (Parque dos Poetas, Rua José de Azambuja Proença, Oeiras. Tel. 968774652). Cocktails, gins, vinho, cerveja ou sumos naturais alinham-se com generosas tostas, wraps e saladas. Atente nos hambúrgueres e nos risottos. Ao fim de semana há brunch, mediante reserva.
Apetece-lhe algo completamente diferente? Troque a vista de rio pela do oceano. Coberto e resguardado da brisa marítima, entre o mar e a avenida Marginal, em São João do Estoril, o Liquid Lounge Bar (Avenida Marginal, 5579, São João do Estoril. Tel. 914097418) aproveita a localização única, no alto da falésia, com uma vista de 360 graus, e promete surpreender com o DroneBoatService, um serviço de entrega de bebidas através de drone, aos barcos fundeados ao largo. Em terra ou no mar, o mote é aproveitar o momento e, independentemente de fazer chuva ou sol, deixar-se levar pelo embalo do mar e por bebidas sugestivas como “Lucky Lyu Kick”, “Apple Drive Me Nuts”, “Sailor Punch” ou o “Tales of Thailand”, vencedor da 1ª competição da Cocktail Week. Além do bar há um bistrô com propostas como “Focaccia”, “Burrata trufada” e “tagliere italiano” e uma pequena seleção de comida caseira de fusão vietnamita e saudável.

Ferroviário
Duarte Drago
Continue a ler o artigo em Boa Cama Boa Mesa.

Últimas