São essencialmente restaurantes de peixe, com uma exceção à carne, as recomendações do mítico Gigi, para almoçar ou jantar, enquanto o novo restaurante em nome próprio não reabre.
Bernardo Reino aproveitou esta fase de obras no mítico Gigi para viajar, estar com a família e com os netos, e para reencontrar na capital amigos de longa data, alguns, clientes habituais do restaurante da praia da Quinta do Lago, que já se tornaram mais do que clientes. No entanto, ao pedido de uma mão-cheia de sugestões sobre onde comer no Algarve nem hesita e revela, sem entrar em comida de autor ou restaurantes de fine dinning, cinco restaurantes onde o produto e o sabor tradicional são irrepreensíveis. Alguns, verdadeiros segredos prontos a serem descobertos na próxima ida ao Algarve.

Restaurante Marisqueira “O Jacinto”
Tem no peixe fresco o seu ponto forte, mas a comida de tacho, feita com saber e experiência, alguma inspirada nos pratos típicos dos pescadores, é outro atributo que justifica a visita. A localização, no centro de Quarteira, também é outro atrativo. Perca-se, no Restaurante Marisqueira “O Jacinto”, com as “Ovas de pescada fritas com açorda de alho”, com os “Chocos grelhados com tinta”, ou com a “Santola” acabada de cozer. Imperdível é o “Misto frito” que inclui tiras de choco, jaquinzinhos e ovas de pescada fritas com arroz de tomate, o “Tamboril na chapa com legumes” e a “Massinha de tamboril”. Preço médio €30.
Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, BL 2, LJ 2, Quarteira. Tel. 289301887

O Nosso Café
Assume-se como um restaurante de comida tradicional portuguesa, com grelhados peixe e de carne, tendo como especialidades da casa “Cataplana de peixe” e “Frango à casa”. Apesar da localização a sul, no restaurante O Nosso Café, não hesitam em proporcionar conforto ao estômago com “Feijoada transmontana”, “Cozido a portuguesa” ou “Borrego estufado” e até com “Entrecosto frito com migas” ou “Iscas de porco”. Nos peixes a carta varia bastante, há coisas novas todos os dias, como “Carapaus alimados”, “Filetes de pescada”, “Carapaus fritos”, “Caldeirada de chocos” ou “Polvo a lagareiro”. Preço médio €20.
Rua da Republica, 44, Almancil. Tel. 289395437