Lançado Pêra Manca 2015

A experimentar

Produzido unicamente quando os requisitos de excecional qualidade se cumprem, a Fundação Eugénio de Almeida lançou o Pêra-Manca tinto 2015, a mais recente colheita do seu emblemático vinho, numa edição limitada de 44.000 garrafas.

Adicionalmente, este lançamento foi celebrado com a disponibilização de um novo site do Clube Pêra-Manca. Resultante da seleção das melhores uvas, provenientes de talhões selecionados de vinhas com mais de 35 anos da Fundação Eugénio de Almeida, o Pêra-Manca tinto 2015 foi elaborado a partir das habituais castas Aragonez e Trincadeira. Tratando-se sempre de produtividades muito reduzidas, o ano de 2015, permitiu obter uma quantidade de uva de qualidade excecional e consequente produção do vinho Pêra-Manca tinto acima do habitual padrão de excelência.

O ciclo vegetativo da vinha decorreu sob condições de falta de humidade no solo, originando fraco vigor vegetativo das videiras, assim como formação de bagos de dimensões muito reduzidas, os quais apresentaram uma excelente relação entre a película e a polpa. Já as temperaturas amenas, sentidas durante o período de maturação, permitiram uma lenta evolução até ao momento da vindima. Todas estas condições originaram uma produção muito equilibrada a todos os níveis, destacando-se a concentração em açucares, acidez, compostos fenólicos, e mesmo quantidade.

Continue a ler o artigo em Enoturismo de Portugal.

Últimas