https://images.newrr.sapo.pt/massa1796c3db_base.jpg

A massa engorda? NOVA Medical School vai investigar

A experimentar

https://images.newrr.sapo.pt/massa1796c3db_base.jpg

A NOVA Medical School vai desenvolver uma investigação sobre a relação entre o consumo de massa e índice glicémico nos portugueses.

A investigação, conduzida pelos alunos do Mestrado Integrado em Medicina e da Licenciatura em Ciências da Nutrição, vai estudar as características deste hidrato de carbono e o seu impacto nos níveis de glicémia.

Em entrevista, a coordenadora do estudo, Conceição Calhau, explica que a massa apenas engorda se for acompanhada de mais hidratos de carbono.

“Uma massa acompanhada de hortícolas, de peixe, terá um impacto na glicémia – ou seja, no açúcar do sangue – completamente diferente se eu lhe juntar um contexto de mais hidratos de carbono e não tiver fibra, não tiver a presença de hortícolas”, explica a investigadora.

Quanto a dicas de receitas, a investigadora explica que a massa numa sopa com leguminosas ou até a massa com o molho de um legume são ambas escolhas muito saudáveis.

Paralelamente à investigação, os alunos de nutrição criaram um conjunto de pratos com massa, com baixo índice glicémico, que vão ser partilhados com os portugueses nesta segunda-feira, Dia Mundial das Massas.

Continue a ler este artigo em Rádio Renascença.

Últimas