Seis vinhos brancos que adoram cozido à portuguesa

A experimentar

Conheça as sugestões do enólogo Paulo Laureano, que fazem parte do guia de vinhos dedicado aos vinhos Brancos, oferecido com o Expresso no próximo sábado, 16 de outubro.

Contra tudo e contra todos, eleger 6 brancos ideais para cozido à portuguesa: Quando me preparava para o desafio, ao ler um texto do Virgílio Gomes sobre o cozido à portuguesa no seu site, deparei-me com a seguinte afirmação: “fundamental um bom vinho tinto para acompanhar o cozido”. E aí pensei: no que eu me vou meter! Sempre achei que determinados dogmas que se estabelecem na harmonização de prazeres, não são absolutos. E metendo mão à obra, ou seja, o garfo no cozido e os brancos no copo, parti à descoberta do prazer, com as minhas desculpas aos conservadores. Variedade imensa de legumes, carnes e enchidos, de região para região, o prato nem sempre é tão pesado como pensamos e o fine dining também o reinventou. Qualquer um dos vinhos sugeridos mostrou excelente desempenho na conjugação com o cozido.
Jorge Simão

Quinta do Regueiro Barricas 2019
Vinho Verde Monção e Melgaço

Paulo Rodrigues mostra-nos um Alvarinho de vinhas antigas, estagiado em barrica, que lhe confere uma larga e marcante estrutura, sem perder a elegância, mineralidade e conforto gastronómico. Um grande complemento para um cozido minhoto.

Guru 2020
Douro

Sandra Tavares e Jorge Serôdio desenham um excelente Douro branco de Viosinho, Codega e Gouveio, fino e profundo, de enorme elegância, muito largo na boca, capaz de se bater com um cozido do Barroso.

Continue a ler o artigo em Boa Cama Boa Mesa.

Últimas