Encontro com Vinhos 2021 – O melhor sommelier do mundo, um fórum profissional e muitos momentos únicos!

A experimentar

A Revista de Vinhos preparou uma programação de alto nível para a 22.ª edição do Encontro com Vinhos, que se realizará de 6 a 8 de novembro no Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira.

Entre as novidades de maior relevo destaca-se a participação do italiano Paolo Basso, eleito “Melhor Sommelier da Europa” em 2010 e “Melhor Sommelier do Mundo” em 2013, dos nomes mais respeitados pelo setor do vinho à escala global. Em Lisboa, Paolo Basso participará numa masterclass de Alvarinhos de colheitas antigas e será um dos convidados da sessão especial “O Desafio de Lisboa”.

Inspirado no célebre “Julgamento de Paris”, que em 1976 abalou o entendimento generalizado ao colocar, às cegas, vinhos franceses e californianos com resultados finais surpreendentes, “O Desafio de Lisboa” promete ser uma prova marcante. Em rigorosa prova cega, um painel especializado vai provar e comparar grandes vinhos portugueses e referências icónicas de França, Itália e Espanha. Será que, tal como em Paris, os resultados também surpreenderão?

“Portugal tem grandes vinhos, que em nada ficam a dever a outros grandes vinhos do mundo. Pois bem, está na hora de compararmos alguns dos nossos melhores com referências icónicas dos países produtores de maior notoriedade internacional. Sem medo e pelo crivo de um grupo de especialistas com provas dadas, dentro e fora do nosso país. Entre eles, Paolo Basso, uma das personalidades mundiais do vinho de maior currículo”, observa Nuno Guedes Vaz Pires, diretor da Revista de Vinhos.

Outra grande novidade do evento é a realização, pela primeira vez, do SOMM.HOOD (8 de novembro), um fórum profissional direcionado aos sommeliers portugueses, que convida à reflexão e à partilha de conhecimentos, através de debates e masterclasses.

Continue a ler o artigo em Revista de Vinhos.

Últimas