Pela primeira vez, mais de 40 agentes da fileira do vinho em todo o mundo uniram forças através da criação da Sustainable Wine Roundtable (SWR), que tem como objetivo reforçar a liderança do sector vitivinícola líder em matérias de sustentabilidade.
Dos efeitos da seca às inundações, do aumento da temperatura aos incêndios, às pressões sociais em torno dos direitos e igualdade dos trabalhadores, a indústria do vinho e os seus fornecedores, à semelhança de outros sectores, depara-se com a necessidade de dar resposta a desafios significativos de modo a garantir a superação dos mesmos, acompanhar as exigências dos clientes e contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Tendo por base os inúmeros Standards e Programas de sustentabilidade existentes para o sector vinícola, o SWR irá desenvolver uma norma de referência global que clarifique o consenso da comunidade vitivinícola sobre o significado exato do conceito de sustentabilidade e a forma como esta é implementada e medida. Este trabalho providenciará uma orientação clara e credível sobre como colocar as vinhas e as adegas no caminho da sustentabilidade e ajudará retalhistas e consumidores a classificar os vários rótulos e claims ecológicos.
O SWR dinamizará grupos de trabalho com o intuito de desenvolver as melhores práticas e ferramentas em questões relevantes da sustentabilidade, sensibilizar, juntar atores da indústria, e posicionar a comunidade vitivinícola a nível mundial como uma força em prol de um mundo melhor.
Continue a ler o artigo em Revista de Vinhos.