Na Quinta de Soalheiro, há uma caixa de ideias, e mais ideias lá caíssem mais projectos aparentemente inusitados surgiriam. O engenho está presente no dia-a-dia de uma empresa que tem casa nova e uma cave inteirinha dedicada à inovação.
Passamos a Porta de Lamas de Mouro, a caminho da Branda da Aveleira, na entrada do Parque Nacional da Peneda-Gerês, e aproximamo-nos da mais recente vinha da Quinta de Soalheiro. Continuamos em Melgaço, a uva é alvarinho, mas o terroir é diferente. A experiência a 1100 metros de altitude é o exemplo último de uma filosofia que liga território, tradição e inovação, e que hoje é evidente para quem visita a quinta e a adega em Alvaredo.
Em menos de dez anos, a empresa gerida pelos irmãos António Luís e Maria João Cerdeira e pela matriarca Maria Palmira sofreu uma impressionante transformação. A casa de família foi ampliada e foram construídas novas áreas, que permitiram melhorar a experiência de enoturismo e “arrumar a casa”. A começar pela cave de inovação, inaugurada em Maio pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Continue a ler o artigo em Público.