Francesinha e Bacalhau à Brás dão estrela Michelin a chefe português na Hungria

A experimentar

Tiago Sabarigo, chef do Essência Restaurant em Budapeste, acaba de ganhar a primeira estrela Michelin. Na ementa há influências portuguesas, e pratos como torta de laranja ou bacalhau.

Acabam de ser reveladas as estrelas Michelin para a Hungria e há dois novos restaurantes a merecerem a distinção do guia. Um deles é o Essência Restaurant, comandado por Tiago e pela mulher, Eva Sabarigo. Na justificação para a atribuição da estrela, pode ler-se no comunicado da Michelin que “os menus deste restaurante elegante e calorosamente gerido, são uma celebração para ambas as nacionalidades”, uma vez que Eva é de origem húngara. Diz ainda o guia que “os pratos são equilibrados e que o serviço é atencioso”, recomendando as mesas com vista aberta para a cozinha.

Essência Restaurant

Na ementa do Essência Restaurant há uma oferta que combina pratos que recordam as infâncias portuguesa e húngara do casal, misturadas com gastronomia moderna de topo. Há dois menus diferentes, um de almoço e outro de jantar. No início do menu de almoço (preço médio €20) pode ler-se que a oferta é baseada nos sabores caseiros de Portugal e Hungria. Como entradas são servidas propostas como Gaspacho de melancia, Bolinhos de bacalhau com maionese de alho, Ameijoa à Bulhão Pato, Moelas de galinha do campo, Bacalhau à Brás, e Francesinha.

Continue a ler o artigo em Boa Cama Boa Mesa.

Últimas